Sexta-feira, Agosto 12, 2022
Sexta-feira, Agosto 12, 2022

SIGA-NOS:

UE adia lançamento do ETIAS para novembro de 2023

A União Europeia adiou, até novembro de 2023, o lançamento do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS).

O ETIAS é uma autorização de viagem que viajantes de mais de 60 países do mundo, incluindo americanos, britânicos, albaneses, australianos, canadenses e muito mais, terão que obter antes de viajarem para os países que pertencem à UE. Atualmente, os viajantes em questão podem viajar para a UE sem visto, já que os seus países têm um acordo de isenção de vistos em vigor com a UE.

O sistema foi inicialmente previsto para entrar em vigor em 2022 e depois foi adiado para o final deste ano. Mais tarde, a data em que essa imposição se torna obrigatória para os foi alterada para o dia 1 de maio de 2023. E agora o mesmo foi adiado por mais seis meses, para 23 de novembro de 2023, sem qualquer aviso prévio.

Esta imposição levantou muitas críticas, recorda o site schengenvisainfo.com em particular do ex-membro da UE, o Reino Unido. Muitos acreditam que o ETIAS é igual a um visto de viagem. Na verdade, o ETIAS não poderia ser diferente do que um visto, pois os viajantes que precisam de o obter só necessitam de preencher um pequeno formulário on-line e fazer upload de uma varredura de seu passaporte. A taxa para um ETIAS é de apenas €7 e é paga online. 

Embora a maioria dos britânicos acredite que o ETIAS é um pouco excessivo, alguns especialistas em viagens acreditam que o mesmo aliviará os atrasos nas fronteiras entre a UE e o Reino Unido. 

Recorde-se que o Reino Unido também está a trabalhar num sistema semelhante – Autorização Eletrónica de Viagem (ETA) -, e o mesmo processará quase 30 milhões de aplicações em cada ano. Os EUA também têm este sistema em vigor, pedindo aos viajantes de cerca de 40 países que obtenham uma Autorização de Viagem do Sistema Eletrónico, conhecida como ESTA, para viajar para o país sem visto para fins turísticos e comerciais.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img