O Facebook anunciou esta quinta-feira, dia 19, o Horizon Workrooms, uma plataforma de realidade virtual para conversas e reuniões “de escritório” à distância.
A ideia é bastante simples: em vez de usar as já conhecidas videochamadas, o Facebook passou mais de dois anos a criar uma forma de até 16 pessoas, representadas por avatares, se poderem sentar juntas numa mesa de conferência virtual. A plataforma suporta até 50 pessoas, se algumas delas estiverem presentes apenas via webcam.

O Facebook afirma que este é um passo pequeno, mas importante para a construção do metaverso – um mundo digital onde as pessoas se podem encontrar para trabalhar (e divertir).
Ao contrário de muitas experiências de RV, em que os avatares saltam sem nenhum movimento, o Workrooms do Facebook aproveita o movimento das mãos e da cabeça. Assim, pode ver os movimentos expressivos de alguém enquanto fala, o que torna a experiência substancialmente mais imersiva.
Andrew ‘Boz’ Bosworth, vice-presidente do Facebook Reality Labs, revelou à CNBC: “As pessoas deveriam poder ter a sensação de “presença distante” umas das outras, não apenas para jogos e entretenimento, mas para coisas mais sérias.”