Cerca de 72% dos europeus pretende viajar entre abril e setembro deste ano. O lazer continua a ser o principal motivo das viagens (69%), embora a queda de 7% em relação a 2022 sugira uma possível desaceleração nas viagens de ‘vingança’ pós-pandemia. As viagens de negócios, por outro lado, registaram um aumento anual de 3%, representando agora 8% de todas as viagens planeadas.
Estes dados fazem parte do mais recente estudo da European Travel Commission (ETC), intitulado “Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel – Wave 15” que analisa as intenções e preferências de viagens de curto prazo dos europeus.
O aumento dos custos de viagem devido à inflação, a guerra em curso na Ucrânia e as preocupações com as condições climáticas extremas desempenham um papel importante nas escolhas de viagens dos europeus para a primavera e o verão de 2023, aponta a pesquisa.
A propósito destes dados, Luís Araújo, presidente da ETC, afirmou: “Estamos entusiasmados em ver que, apesar das preocupações financeiras e dos custos de viagem mais altos, os europeus continuam ansiosos para viajar. Também é encorajador testemunhar que mais viajantes escolhem viagens de verão fora do pico da procura para evitar a superlotação e os preços altos. Esta tendência positiva apoia a gestão sustentável do destino, espalhando os fluxos turísticos de forma mais uniforme. Aconselhamos destinos e empresas a seguirem de perto essas tendências para atender às crescentes necessidades dos viajantes.”
Viagens de verão fora da época alta ganham terreno
Este ano, mais europeus estão a planear férias na primavera e no início do verão. Quase 30% dos viajantes disse que pretende fazer uma viagem noturna entre abril e maio, representando um aumento de 6% em relação a 2022. Além disso, 40% dos entrevistados considera viajar no início do verão (junho a julho). Em contraste, apenas 23% espera fazer viagens durante agosto e setembro, uma queda significativa de 9% em relação ao ano passado. Essa mudança nos padrões de viagens sazonais pode refletir um desejo crescente de evitar picos de multidões e ondas de calor.
Além disso, parece que muitos europeus planeiam várias viagens entre abril e setembro de 2023. Os dados mostram que 59% dos entrevistados farão mais de uma viagem nos próximos meses, com 35% a planear viajar duas vezes e outros 24% três ou mais vezes. Em comparação, 31% farão apenas uma viagem no mesmo período.
Os europeus com mais de 25 anos apresentam um elevado entusiasmo para viajar (74%). Esta tendência pode ser atribuída ao seu rendimento disponível relativamente mais elevado, o que os torna menos susceptíveis à atual situação económica. O público mais jovem da Geração Z (18-24) continua mais relutante em planear férias (61%).
Clima extremo aumenta a lista de preocupações de viagem dos europeus
O aumento dos custos de viagem devido à inflação continua a ser a maior preocupação dos europeus (23%), juntamente com as finanças pessoais (17%). Isso pode explicar a razão porque 51% dos europeus já fez reservas parciais ou totais para sua próxima viagem – um aumento de 8% em relação ao ano passado – numa tentativa de garantir preços mais baixos, estima a ETC.
Condições climáticas agradáveis (18%) são o fator mais forte para a escolha de um destino, seguido por atrações acessíveis a baixo custo (17%), falta de superlotação (11%) e comunidades locais acolhedoras (10%). No entanto, refletindo o aumento das condições meteorológicas imprevisíveis, 7% dos viajantes europeus citaram eventos climáticos extremos como uma preocupação significativa.
A guerra em curso na Ucrânia continua a ser uma fonte de preocupação (12%), predominantemente entre os entrevistados suíços, poloneses, austríacos, italianos e holandeses. À medida que o conflito continua, ainda afeta as decisões relacionadas a viagens para metade dos europeus.
A duração das férias não é afetada e orçamentos de viagens aumentam
Embora os viajantes pareçam dispostos a mudar as datas para compensar as preocupações financeiras, a pesquisa mostra que não estão dispostos a sacrificar a duração das suas férias. Os números do ano passado mantiveram-se estáveis, com uma viagem de quatro a seis noites a ser ainda a escolha mais popular entre os europeus (35%). 22% planeia viajar mais de dez noites.
Em resposta ao aumento dos custos de viagem, 37% dos europeus estão agora a alocar orçamentos de mais de 1.500 euros por viagem – um aumento de 7% em relação a 2022. Além disso, 19% dos viajantes espera gastar mais nas suas próximas viagens, do que normalmente o fazem.
França e Espanha continuam a ser os destinos favoritos, com 8% dos europeus a pretender viajar para cada um. Itália (7%), Grécia (6%) e Alemanha (5%) seguem atrás, com a Bélgica entrando também na lista dos 10 destinos preferidos na Europa.






