Os viajantes estão a valorizar cada vez mais as experiências de compra, pondo de parte o preço na tomada de decisão, revelou um recente estudo da agência m1nd-set.
A pesquisa indicou que, embora o preço tenha sido um fator importante nas escolhas de compra dos viajantes, este já não é o principal fator. Em vez disso, os consumidores estão a dar mais importante à experiência global de compra. Fatores como a conveniência, a exclusividade do produto e os artigos únicos específicos do local estão a tornar-se mais influentes no processo de compra.
Os viajantes procuram agora experiências e produtos que ofereçam valor, além da poupança de custos. Existe uma procura crescente de experiências por compras distintas, refletindo uma tendência mais ampla em que os aspetos emocionais e experimentais das compras ultrapassam as considerações do preço.
Segundo a m1nd-set, a incorporação da tecnologia e de serviços personalizados contribuíram para esta mudança, com os consumidores a preferirem experiências únicas e opções personalizadas.
“O retalho experimental está a tornar-se uma tendência importante, com os consumidores a darem mais ênfase às experiências associadas às compras do que apenas aos produtos em si. A qualidade e a sustentabilidade estão também a tornar-se os principais motores das escolhas dos consumidores. Os consumidores de retalho de viagens, particularmente entre as gerações mais jovens, estão a tornar-se mais exigentes e dispostos a pagar um preço maior por produtos que são produzidos de forma ética e feitos de materiais sustentáveis, mudando o foco do preço apenas”, afirmou Clara Susset, COO da m1nd-set.
O estudo mostra ainda que a importância da vantagem de preço como motivo para visitar lojas DutyFree diminuiu significativamente, de 26% em 2019 para 17% em 2024. A vantagem do preço já não está entre os cinco principais motivos para visitar as lojas. Por outro lado, há um desejo crescente de navegar e descobrir novos produtos, bem como uma apreciação crescente da atratividade do ambiente DutyFree.
As experiências em loja tornaram-se fatores de compra cada vez mais importantes no retalho de viagens. Em média, 45% dos compradores cita a experiência na loja como um fator-chave na sua decisão de compra, com a Geração Z e os Millennials a liderarem esta tendência, com 49% e 48%, respetivamente.
A experiência na loja engloba vários elementos, incluindo embalagens atrativas, oportunidades de testar produtos, expositores apelativos e eventos temáticos.






