O Vidago Palace, propriedade do Super Bock Group (ex-Unicer), está a ser muito procurado pelos portugueses este verão, uma tendência já observada no ano passado com a unidade a registar uma ocupação de mais de 80% em agosto.
Embora o mercado português seja, por tradição, o principal mercado da unidade no verão, com um peso de 65%, a pandemia trouxe novos clientes ao hotel.

“Desde que reabrirmos, a 29 de abril, 99% dos nossos clientes são portugueses e são clientes que ganhámos, porque há muitos portugueses que normalmente fariam as férias no estrangeiro e que, em 2020 e 2021, optaram por fazer férias em Portugal”, refere Jorge Almeida, diretor-geral do Vidago Palace Hotel e do Hotel Pedras Salgadas Spa & Nature Park.
Para o responsável, o facto dos hotéis se situarem no Interior Norte, longe dos grandes aglomerados, ajuda a explicar a elevada procura. “As pessoas não querem ir para aglomerados, estão a procurar locais comos os nossos”.
“Tanto o Vidago Palace, como o Hotel Pedras Salgadas estão localizados em parques, um com 100 e outro com 26 hectares, há muito ar-livre, muita natureza, além do produto – Vidago é um ícone na hotelaria portuguesa, e Pedras Salgas é um produto diferente, casas de madeira, ecohouses, e com bastante aceitação”, afirma o responsável.
Segundo Jorge Almeida, maio e junho de 2021 foram os melhores meses de sempre desde a reabertura do hotel Vidago em 2010. Agosto vai no mesmo sentido. “No ano passado, tivemos um agosto fantástico, este ano penso que será ainda melhor. O agosto é o nosso mês com maior procura, mas antes da pandemia nunca passámos os 72% de ocupação. No ano passado fizemos 83%, com um preço médio 15% acima do ano anterior (para cima dos 200 euros). Este ano, penso que vamos chegar aos 85% e com um preço mais alto”.
Quanto o mercado estrangeiro, os sinais de recuperação são ainda muito ligeiros. “Antes da pandemia, tínhamos cerca de 65% de mercado nacional, e o primeiro mercado estrangeiro era Espanha (15%), seguida de Inglaterra e América do Norte (12,5% cada) Isso perdeu-se tudo. Temos vivido basicamente de portugueses e, devido à proximidade com a fronteira Espanha, temos alguns espanhóis”, refere. Porém, Jorge Almeida afirma ter “boas perspetivas a curto prazo”, com a vinda de pequenos grupos norte-americanos já agendados até ao final do ano. “Temos 12 pequenos grupos de norte-americanos, que ficam duas noites. São grupos temáticos que vêm à procura da gastronomia, vinhos e andar de bicicleta. Trazem as suas próprias bicicletas, fazem diariamente percursos de 40km, 60 km de bicicleta e que ficam no Vidago Palace ”. Esta procura torna-se importante para o hotel uma vez que são estadias que ocorrem durante a semana. “Vidago está sempre cheio ao fim de semana, entre janeiro e dezembro. Principalmente a noite de sábado”, refere Jorge Almeida .
O diretor acredita que a retoma vai recomeçar pelo segmento de lazer, impulsionado por famílias e casais. No caso do Vidago Palace, que é um hotel com 110 anos de vida, a unidade tem atraído várias gerações de famílias, algo que continua a acontecer. “É um hotel tradicional, que atrai várias famílias que reservam férias juntas e podem chegar a reservar 15 quartos”. A par deste segmento, está também o dos eventos familiares, tais como os casamentos, batizados e festas de aniversário. É possível ocupar os 70 quartos da unidade com a reserva mínima de duas noites.
Quanto ao Pedras Salgadas Spa & Nature Park, o Super Bock Group anunciou no final do mês de julho um investimento de 30 milhões de euros para a unidade do produção do parque e para o aumento da oferta de alojamento. As obras vão começar em outubro deste ano e prevê-se o aumento da capacidade na ordem das 60 pessoas. Atualmente existem 16 unidades de alojamento.

É preciso olhar para a realidade do sector:
https://tnews.pt/restauracao-e-hotelaria-no-sec-xxi-com-pes-de-barro-a-escravatura-do-milenio/