O Vietname está a planear, a partir de dezembro, reabrir destinos turísticos importantes para visitantes vacinados de países considerados de baixo risco covid-19, informou o governo na passada quarta-feira. O retoma total do turismo só está prevista para junho do próximo ano.
O país impôs controlos de fronteira rígidos no início da pandemia para impedir a disseminação da doença, com algum sucesso inicial, mas que prejudicou o setor de turismo, responsável por cerca de 10% do produto interno bruto.
Após ter anunciado no mês passado que reabriria a ilha resort Phu Quoc para viajantes vacinados a partir de novembro, o país decidiu permitir, a partir de dezembro, que turistas de países aprovados visitem Halong Bay, património mundial da UNESCO, a cidade de Hoi An e o destino de praia de Nha Trang.
“Estamos avançando passo a passo, com cautela, mas com flexibilidade para nos adaptarmos a situações reais de pandemia”, disse o governo em um comunicado.
As chegadas de estrangeiros ao Vietname caiu para 3,8 milhões no ano passado, face aos 18 milhões em 2019.
O país está a tentar acelerar a vacinação contra a covid-19, com apenas 13% de seus 98 milhões de pessoas inoculadas até agora, uma das taxas mais baixas da Ásia.