Quinta-feira, Junho 13, 2024
Quinta-feira, Junho 13, 2024

SIGA-NOS:

Vilnius, a capital da Lituânia, inicia contagem decrescente até ao seu 700º aniversário

A cidade de Vilnius, a capital da Lituânia, iniciou a contagem decrescente até o seu 700º aniversário em 2023, na terça-feira, dia 25.

Como o aniversário histórico foi incluído nos 67 aniversários mais notáveis ​​​​da UNESCO de 2022-2023, os preparativos para a grande data devem ocorrer durante todo o ano e vão incluir uma série de eventos culturais, educacionais, artísticos e muito mais.

A contagem decrescente para o aniversário histórico descolou com a iluminação de um relógio especificamente projetado – uma instalação simbólica, com sete metros de altura no centro da cidade, a Praça da Catedral.

O relógio foi lançado por Remigijus Šimašius, mayor de Vilnius, e pelo guardião exclusivo do relógio – um homem de luz de 4,5 metros de altura. Este homem lembrará aos convidados e aos moradores da cidade quantos dias faltam para o grande aniversário.

“Embora Vilnius tenha 700 anos, tanto a cidade como os seus moradores são a verdadeira personificação de uma curiosidade, engenhosidade, determinação e paixão juvenil”, disse Šimašius. “2023 será um ano especial para Vilnius, por isso convidamos todos, de todo o mundo, a vir à nossa cidade juntar-se a nós nas celebrações e experimentar a magia por si mesmos”, acrescenta.

A história oficial de Vilnius começou em 1323 quando Gediminas, o Grão-Duque da Lituânia, mencionou a cidade pela primeira vez numa de suas cartas, datada de 25 de janeiro, a mercadores e artesãos estrangeiros. O 700º aniversário em 2023 apresentará oportunidades para destacar a história colorida de Vilnius, fortalecer os laços com os moradores e convidados da cidade e impulsionar o reconhecimento global da capital.

Entre os espetáculos, organizados para o aniversário em 2023, estará um filme sobre Vilnius, um festival de performance, a reconstrução orientada por inteligência artificial da primeira ópera realizada em Vilnius no século XVII e outros eventos de grande escala no museu de arte moderna “ MO”, o Museu Nacional da Lituânia. As principais comemorações do próximo ano serão realizadas a 25 de janeiro, dia do aniversário, e 25 de julho, quando Vilnius se tornará uma arena internacional de música.

As comemorações do pré-aniversário começaram com o 699º aniversário

O aniversário de 699 anos deu início aos preparativos, durante todo o ano, com o festival anual de luz de Vilnius, o favorito do público, a ser realizado de 25 a 29 de janeiro. Foi organizado pela primeira vez para comemorar o aniversário de Vilnius em 2019 e agora atrai mais de 200 mil espectadores todos os anos. O Light Festival iluminou as ruas, parques e praças da cidade com 22 instalações de artistas da Lituânia, Austrália, Canadá, Espanha, Holanda e França.

O lançamento da contagem foi acompanhado pelo espetáculo de balões de ar quente, música e espetáculos de luzes “700-Year Legend of Vilnius”, onde os balões aproveitaram o fogo, cor e música para contar a história da cidade.

À luz da pandemia global em curso, todos os eventos, incluindo as comemorações do 699º aniversário, são organizados de acordo com todos os requisitos de segurança. Os hóspedes e moradores de Vilnius também devem manter distâncias seguras e tomar as precauções de segurança necessárias.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img