Um novo estudo da Phocuswright concluiu que as redes sociais impulsionam as reservas efetivas e influenciam as principais decisões ao longo da viagem, revelando que 65% dos viajantes, que utilizaram as redes sociais para planear uma viagem, acabou por comprar ou visitar alguma atração turística com base no conteúdo que encontraram.
Esta influência é transversal a todos os grupos demográficos, sendo que os viajantes mais jovens, os viajantes frequentes e os que embarcam em viagens internacionais são particularmente suscetíveis à influência das redes sociais.
O relatório, intitulado “F Is for Funnel: Social Media and the Path to Travel Purchase”, revela como os viajantes estão a recorrer cada vez mais às plataformas sociais não só para sonhar com a sua próxima viagem, mas também para a planear e reservar.
Cerca de três em cada quatro viajantes internacionais tomaram decisões com base em conteúdos das redes sociais para uma viagem recente.
O estudo revela que quase dois terços dos viajantes com menos de 55 anos, que utilizam as redes sociais para planear uma viagem, efetuaram uma compra ou visitaram um destino com base em conteúdos das redes sociais. Esta tendência verificou-se também em 53% dos viajantes com mais de 55 anos.
Além da inspiração, 39% dos inquiridos utilizou as redes sociais para comparar preços e estadias. Neste contexto, as imagens (55%) e os vídeos curtos (53%) são os dois formatos mais vistos pelos viajantes.
Relativamente aos conteúdos mais pesquisados, os utilizadores preferem conteúdos genuínos que mostrem experiências reais, tanto positivas como negativas.
As plataformas mais usadas para planear uma viagem são o Facebook (69%), o Instagram (68%), o YouTube (65%) e o TikTok (47%).