Atualmente, a música é um dos fatores impulsionadores do setor de viagens, especialmente para as gerações mais jovens. Um estudo da eDreams revela que a esmagadora maioria dos portugueses (89%) já viajou ou pretende viajar devido a eventos musicais.
A percentagem da amostra portuguesa revela-se superior à média global (77%) dos inquiridos e a segunda mais alta entre os diversos países analisados no âmbito do estudo.
Ademais, 82% dos portugueses estaria disposto a fazer uma viagem para outro país europeu (45%) ou até para outro continente (38%) para assistir a um evento musical, segundo demonstra o estudo de mercado externo da agência de viagens. Este sentimento verifica-se na maioria dos inquiridos a nível global (57%).
Em sentido contrário, apenas 12% dos portugueses afirma não ter interesse em viajar para ir a um concerto ou festival, enquanto 3% dos que já viajaram com este propósito manifesta não pretender voltar a fazê-lo.
As gerações mais jovens são as mais dispostas em viajar para assistir a um evento de música do seu agrado, sobretudo entre os viajantes na faixa etária dos 18-24 anos (91% em Portugal e 86% a nível global) e dos 25-34 anos (90% em Portugal e 88% a nível global).
O estudo revela também que os viajantes procuram aproveitar este tipo de viagens não só para assistir ao evento musical, como também para visitar a cidade onde este se realiza. Esta é uma realidade constatada entre os inquiridos portugueses (94%) e numa escala global (88%).
A nível de alojamento, no caso de não poderem regressar a casa no próprio dia do evento, os portugueses optam por ficar hospedados em hotéis (45%), apartamentos (24%) ou hostels (22%).
Além disto, a maioria dos viajantes portugueses prefere partilhar estas experiências com amigos (53%) ou família (40%), enquanto 2% gostaria de fazer este tipo de viagem sozinho.