Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024
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92% dos portugueses priorizam as viagens no seu orçamento familiar, revela estudo

A esmagadora maioria dos consumidores globais (84%) prioriza as viagens nos seus orçamentos pessoais, apesar do contexto macroeconómico, revela um estudo da eDreams ODIGEO. Em Portugal, os inquiridos concordam com esta tendência: 92% destacaram a importância das viagens no seu orçamento familiar, uma percentagem superior à média global e a mais alta entre todos os países analisados pela eDreams. Por outro lado, apenas 1% dos inquiridos em Portugal e 3% a nível mundial afirmaram não considerar importante incluir as viagens no seu orçamento.

O estudo também revelou que as prioridades e os valores dos viajantes provavelmente mudarão nos próximos 25 anos, em linha com alterações geracionais como o rápido desenvolvimento das novas tecnologias. Por exemplo, o inquérito revelou que os jovens são muito mais propensos do que as gerações mais velhas a tomar decisões sobre como e onde viajam com base na conectividade digital ou na inclusão social. “Isto oferece uma clara perceção do que será mais importante para os viajantes nas próximas décadas”, salienta o estudo.

A relação custo-eficácia continua a ser a principal prioridade para os viajantes em todas as faixas etárias, com 63% em Portugal e 55% a nível mundial, revela o estudo. Especificamente, os Baby Boomers demonstram uma inclinação maior para priorizar os custos – 61% dos inquiridos com mais de 45 anos em Portugal, e 55% a nível global, dão prioridade a este aspeto. No entanto, as gerações mais jovens também dão grande importância a este fator, com 65% dos portugueses com menos de 34 anos a priorizarem os custos nas suas decisões de viagem.

No que diz respeito à inclusão social e aos valores, a nível global, 27% dos inquiridos entre 18 e 24 anos indicaram que marcas e destinos que promovem a inclusão social são uma das principais considerações ao planearem as suas viagens, em comparação com apenas 17% das pessoas com mais de 65 anos. Em Portugal, este aspeto parece ser ainda mais relevante, com 34% dos Millennials, 29% da Geração Z e 20% dos Baby Boomers a darem prioridade à inclusão social e aos valores nas suas escolhas de viagens.

Da mesma forma, 20% dos inquiridos da Geração Z a nível global destacaram a importância da conectividade digital (para comunicação e trabalho) durante as viagens como uma prioridade, em comparação com 7% das pessoas com mais de 65 anos. Isso sugere uma maior prevalência do trabalho flexível e remoto entre as gerações mais jovens, bem como a importância de partilhar a experiência de viagem nas redes sociais. Curiosamente, as consumidoras do sexo feminino demonstram maior interesse em permanecerem online durante as suas viagens (19% vs. 14% dos seus homólogos do sexo masculino).

Considerações de saúde e segurança emergiram como fatores significativos no planeamento de viagens, provavelmente influenciados pelas experiências da pandemia – e agora são uma consideração fundamental para 64% dos inquiridos de todas as faixas etárias em Portugal e 51% a nível mundial. A nível global, esta realidade é ainda mais acentuada no grupo etário mais jovem (18-24 anos), que coloca as considerações de segurança (52%) quase ao mesmo nível do custo das viagens (54%), sugerindo que a saúde e a segurança poderão ser uma prioridade ainda maior para os futuros viajantes ao longo dos próximos anos.

“Vivemos numa era em que os valores dos viajantes estão a evoluir rapidamente, moldados pelas grandes questões do nosso tempo, desde a tecnologia ao trabalho híbrido ou até a uma pandemia que acontece uma vez em cada geração. Desde que fundámos a nossa principal marca, a eDreams, há 25 anos, temos visto as prioridades dos viajantes mudar significativamente, especialmente graças à tecnologia, que nos colocou nas mãos uma quantidade de escolhas quase ilimitada”, afirmou Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO.

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