Quarta-feira, Novembro 30, 2022
Quarta-feira, Novembro 30, 2022

SIGA-NOS:

99% das empresas quer apostar na sustentabilidade, mas só 36% dispõe de uma equipa dedicada

Embora 99% das empresas pretendam contemplar a sustentabilidade na sua política de viagens corporativas, apenas 36% dispõe, internamente, de um departamento que se dedique a encontrar soluções para tornar as deslocações mais amigas do ambiente, revelou um estudo da SAP Concur realizado na zona da EMEA, entre fevereiro e março de 2022 junto de 700 decisores.

As viagens de negócios voltaram a estar nas agendas das empresas, para registos pré-pandemia, com 83% das organizações a recuperar nas viagens domésticas e 63% nas viagens internacionais. Outra conclusão do estudo é o facto da sustentabilidade, nos programas de viagens corporativas, ser uma prioridade para os decisores – apenas 1% dos entrevistados não tem intenção de considerar o tema.

Contudo, e à medida que as organizações procuram alinhar-se com os objetivos da ONU 2030, a maioria assume ter dificuldades para se tornar “mais verde” – apenas 36% têm uma função dedicada, tal como um diretor de sustentabilidade ou similar. Esta realidade faz com que seja colocada a seguinte questão no seio empresarial: “quem deverá ser o responsável para implementar iniciativas mais verdes no que diz respeito às viagens corporativas”. A somar a este facto, o estudo revelou também que apenas 10% tem uma equipa dedicada à sustentabilidade, no seu todo, no seio da organização.

Os decisores estão cientes de que este tópico deve ser uma prioridade – 69% acredita que a sua política de viagens tem de ser melhorada, mas sabem que enfrentam desafios para a sua concretização. Mais de um terço (37%) refere a falta de orçamento como barreira para o desenvolvimento de um colaborador com uma postura mais sustentável no que diz respeito às suas viagens de negócio – referem sentir falta de envolvimento por parte dos mesmos.

João Carvalho, Head of SAP Concur | Southern Europe and Africa, salienta: “Embora reduzir a pegada de carbono ou tornar-se neutro em carbono seja a principal preocupação de muitas empresas nos dia de hoje, fica claro e tendo por base as conclusões do estudo realizado, que muitas não sabem como incorporar a sustentabilidade nas suas viagens de negócios. À medida que aumenta a procura por índices mais altos de sustentabilidade, questões sobre a política de viagens corporativas em vigor são levantadas de forma mais premente, com mais frequência e por mais partes envolvidas, desde a administração e colaboradores, até a parceiros da cadeia de fornecedores entre outros.”

“É por isso crucial que as organizações aloquem equipas dedicadas para desenvolvimento e implementação do tema da sustentabilidade de forma eficaz, mas, acima de tudo, que seja um programa contínuo com o objetivo de apoiar os colaboradores a fazerem escolhas mais ecológicas de viagens. Como? Entre outras iniciativas, apoiados pelas ferramentas certas para que tomem decisões conscientes”, defendeu João Carvalho.

Uma vez que 44% dos entrevistados estão conscientes que devem apostar na mudança das suas políticas de sustentabilidade, mas não sabem como executar essa mudança, “há sem dúvida uma clara necessidade de ferramentas tecnológicas que facilitem a medição e a implementação de programas de viagens corporativas mais sustentáveis”, sublinha o estudo. Enquanto 46% já possua ferramentas de software para oferecer apoio nas viagens corporativas, 86% ainda não as considera.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img