Segunda-feira, Agosto 8, 2022
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A Madeira não foi a única a mudar o logo. 5 destinos que também alteraram as suas marcas

Depois da Madeira ter anunciado a mudança da sua marca, também Tenerife apresentou uma nova identidade esta semana. Reunimos cinco exemplos de mudanças de marca em destinos turísticos:

Tenerife, Espanha

A ilha espanhola apresentou esta quarta-feira, dia 14, a sua nova imagem, assente num novo logotipo e slogan que apelam à tendência do momento, as experiências. Segundo a imprensa espanhola, esta ideia esteve na base do desenvolvimento do plano de marketing, incluindo o seu slogan ‘Tenerife desperta emoções’ e o seu logótipo. “A logomarca da ilha sai do laranja para focar nos tons de azul, em alusão ao Oceano Atlântico. É composto pela palavra Tenerife, com a silhueta do Monte Teide na letra “n” e uma exclamação no final com a qual pretendem evocar valores e sentimentos que serão fundamentais para a campanha como alegria, autenticidade, espontaneidade, modernidade ou vitalidade como orgulho, responsabilidade social, igualdade ou inclusão”, refere o site Tourinews.

New Mexico, EUA

O Departamento de Turismo do Novo México, nos EUA, revelou na passada terça-feira, dia 13 de abril, uma atualização da marca New Mexico True, como parte do plano para revitalizar o turismo naquele estado norte-americano.
Uma característica importante da atualização da marca é um logotipo modernizado e a inclusão de “The Land of Enchantment” como o slogan para a marca Novo México True. ”A atualização do logotipo melhorará a legibilidade e oferecerá mais flexibilidade de uso em diferentes canais. A fim de reter uma voz nova e única para o New Mexico True e ficar à frente da concorrência, a marca New Mexico True concentrará os seus esforços de execução criativa na narrativa dinâmica”, lê-se no site newmexico.org.

Bahrein

Em janeiro de 2008, a Autoridade de Turismo e Exposições do Bahrein revelou a sua nova identidade e logotipo depois da capital, Manama, ter sido nomeada a Capital do Turismo Árabe em 2020. O novo logotipo apresenta triângulos entrelaçados no formato do icónico Bahrain World Trade Center, que já foi apontado como um dos arranha-céus mais influentes do mundo. A cor vermelha representa a bandeira do Bahrein, enquanto a cor amarela simboliza a areia, e a cor azul representa o WTC.

Quénia


Em 2019, o Conselho de Turismo do Quénia revelou o seu novo logotipo como parte de uma estratégia mais ampla, projetada para atrair mais turistas e realçar a identidade do destino. A nova identidade foi inspirada no destino único do Quénia como lar de uma abundância de vida selvagem e praias imaculadas, rica cultura, experiências de aventura, entre outros. A identidade serve de base a campanhas de marketing do Quénia e presença em feiras de turismo nacionais e internacionais.

Rússia

Em janeiro de 2018, a Agência Federal de Turismo da Rússia, em conjunto com a Associação de Empresas de Branding da Rússia anunciaram a uma nova identidade visual para promover o turismo no país, após a realização de um concurso. A identidade vencedora e o slogan “o mundo inteiro na Rússia” foram criados por uma equipa de designers de quatro agências russas diferentes: Supremtica, Plenum, Artonika e Art.Lebedev. O suprematismo, um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas criado pelo artista russo Kasimir Malevich, esteve na base do design. O resultado foi um “logotipo feito de formas geométricas básicas, que vagamente formam um mapa da Rússia. Cada uma das 10 formas representa um lugar e território diferente, e são apresentadas em blocos de cores de vermelho, verde, roxo e laranja. Curiosamente, inclui a Crimeia – uma antiga parte da Rússia que foi anexada em 2014. Este território é apresentado como um pequeno quadrado na extremidade esquerda da imagem”, como escreveu o site Dezeen.

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