O Aeroporto do Porto foi distinguido, pela primeira vez, como Best European Airport 2022 pelo ACI Europe, a organização internacional dos aeroportos. Na atribuição do prémio foi destacada a recuperação da atividade após crise pandémica, a qualidade de serviço e as ações implementadas no âmbito da sustentabilidade constantes no compromisso ambiental da VINCI Airports.
Em termos de projetos sustentáveis, destaca, o ACI Europe, a criação do Forum dos Stakeholders para a Gestão Global de Carbono, os projetos de reutilização da água (dos veículos dos socorros e das garrafas dos passageiros, para rega e lavagens nos aeroportos), a redução da pegada hídrica e o sistema inovador de triagem de resíduos com uma central dedicada no Aeroporto.
O Fórum dos Stakeholders para a Gestão Global de Carbono constitui uma iniciativa da ANA Aeroportos de Portugal que convida os vários parceiros (companhias aéreas, handlers, setor de mobilidade e câmaras municipais) para, em conjunto, estabelecerem metas e implementarem ações concretas para a diminuição da pegada carbónica do setor da aviação. Refira-se que, recentemente, o Aeroporto do Porto – assim como oito aeroportos portugueses – receberam o nível 4 de acreditação de carbono.
Os critérios de avaliação para os prémios desde ano estiveram sobretudo relacionados com a qualidade de serviço e a implementação de medidas durante a crise pandémica nas áreas operacionais, saúde e segurança, gestão comercial, no contexto da estratégia de sustentabilidade do aeroporto e da sua recuperação financeira.
É foi com evidências fortes da concretização destas medidas e da sua qualidade, que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro vê agora atribuído o prémio de melhor Aeroporto Europeu nos aeroportos entre 10 e 25 milhões de passageiros. Saliente-se que no ano passado foi-lhe atribuído, no mesmo fórum, a menção Highly Commended, a par com o Aeroporto de Lisboa.
Assim como todos os aeroportos da ANA Aeroportos de Portugal, o Aeroporto do Porto manteve a sua operação durante a crise pandémica, tendo sido à data destacado pela eficaz implementação das medidas sanitárias e gestão de passageiros, Voice of Customer e Hygiene Awards, acreditado pelo CLEAN & SAFE do Turismo de Portugal e certificado pelo Bureau Veritas.
Em paralelo, as equipas da ANA Aeroportos de Portugal e da VINCI Airports mantiveram-se empenhadas na retoma da atividade, trabalhando ao nível do desenvolvimento de rotas o que, “a par com a atratividade da região Norte, tem permitido obter resultados muito positivos de recuperação de tráfego e de conectividade”, afirmam em comunicado.
Neste momento, o Aeroporto do Porto já superou o nível de conetividade do verificado no verão de 2019, sendo agora disponibilizadas 100 rotas regulares (em 2019, eram 99).
O comunicado de imprensa dá conta que “durante um período tão desafiante para todo o setor da aviação, a infraestrutura foi melhorada com a ampliação do taxiway, foram desenvolvidas e implementadas novas soluções inovadoras, e reforçados compromissos no âmbito da sustentabilidade”.
“É com muita satisfação que recebemos tão elevada distinção por parte do ACI-Europe, a mais respeitada e reconhecida avaliação no setor, que resulta do empenho e profissionalismo das equipas da ANA|VINCI Airports na gestão da operação qualidade de serviço e retoma de atividade”, afirma Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal.
“Continuaremos comprometidos com o desenvolvimento da conetividade da região Norte, promovendo o Aeroporto do Porto como uma porta de entrada eficiente, sustentável e inovadora, que irá contribuir para a recuperação económica e do setor do turismo em Portugal. Este é o reconhecimento do trabalho diário realizado pelas equipas do Aeroporto do Porto, e de toda a comunidade aeroportuária a quem dirijo o nosso agradecimento”, concluiu.