Decorreu recentemente uma fam trip que proporcionou a seis agentes de viagens espanhóis uma imersão na oferta gastronómica, cultural e criativa do Algarve. Os profissionais do turismo provenientes de Madrid e Barcelona estiveram no terreno, com o objetivo de conhecer a tradição hospitaleira dos algarvios e os produtos turísticos diferenciadores da região, com vista à futura comercialização do destino em Espanha.
Durante quatro dias, os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de várias experiências, como interagir com artesãos locais, realizar um passeio de barco solar, visitar uma quinta de vinhos, participar num workshop culinário para aprender a confecionar um prato típico da região, assistir a eventos culturais na vila e na cidade, bem como provar a gastronomia tradicional algarvia. Este programa diversificado foi preparado pelo Turismo do Algarve, visando atrair a atenção dos agentes de viagens espanhóis, cujo mercado anterior à pandemia representava mais de 400 mil hóspedes e mais de 1,1 milhões de dormidas nos estabelecimentos turísticos algarvios.
“Antes da pandemia, Espanha ocupava o 18º lugar como mercado emissor de turistas a nível mundial, de acordo com o Banco Mundial. Hoje, com uma oferta diferenciada, temos margem para crescer nos principais indicadores (hóspedes, dormidas e receitas) deste mercado em Portugal. Assim, esta fam trip é uma ação cirúrgica do Algarve neste mercado importante, especialmente porque Portugal está no top cinco dos destinos de férias dos espanhóis”, afirmou João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.
A fam trip decorre no âmbito dos projetos Algarve Premium e Algarve Craft & Food, promovidos pelo Turismo do Algarve e cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC Algarve 2020.
Segundo comunicado, esta missão de reconhecimento na região é apenas uma das muitas que o Turismo do Algarve já organizou este ano para o mercado interno alargado, abrangendo Portugal e Espanha. Entre janeiro e maio, foram realizadas cinco press trips para jornalistas, que ajudaram a projetar o Algarve e a aumentar a notoriedade do destino turístico junto dos turistas portugueses e espanhóis.