Quinta-feira, Junho 13, 2024
Quinta-feira, Junho 13, 2024

SIGA-NOS:

AirHelp: TAP sobe duas posições no ranking das melhores companhias aéreas do mundo

A AirHelp, uma organização internacional dedicada à defesa dos direitos dos passageiros aéreos, divulgou os resultados do seu ranking anual AirHelp Score 2023, que avalia o desempenho de companhias aéreas e aeroportos em todo o mundo. Esta classificação leva em conta a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e lojas nos aeroportos.

Em destaque neste ranking está a TAP Air Portugal, que contraria as tendências recentes ao subir para o 31º lugar. Comparando com o AirHelp Score de 2019, a TAP registou uma melhoria significativa em 2022 e mantém a trajetória positiva este ano. Apesar de uma ligeira diminuição na pontualidade, com uma pontuação de 5,70, a companhia aérea portuguesa melhorou nas áreas de qualidade do serviço, com 7,90, e gestão de reclamações, com 7,80.

Pela primeira vez, a SATA Azores Airlines foi analisada no AirHelp Score, estreando-se diretamente na 76ª posição, com uma pontuação global de 5,71. Os destaques nas avaliações foram a pontualidade, com 6,90, a qualidade do serviço, com 7,70, e a gestão de reclamações, com 2,25.

Companhias aéreas melhor classificadas

No topo da classificação global, a Qatar Airways mantém a sua posição como a melhor companhia aérea do mundo, alcançando uma pontuação de 8,38. Em segundo lugar está a Eurowings, com 8,27 pontos, seguida pela LOT Polish Airlines, que ocupa o terceiro lugar com uma pontuação de 8,11. “As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes”, salienta a AirHelp.

Na edição de 2023, com exceção da Qatar Airways – que mantém a sua posição de topo há largos anos – há mudanças significativas no topo da classificação em comparação com a última classificação em 2022.  A LOT Polish Airlines, a All Nippon Airways e a Widerøe Airlines entraram no top 10, deixando para trás companhias aéreas como a Qantas (terceira posição em 2022), a LATAM Airlines (quinta posição em 2022) e a Japan Airlines (nona posição em 2022). A companhia aérea norueguesa Widerøe entra na pontuação da AirHelp pela primeira vez, ocupando diretamente a nona posição. A Eurowings, que ocupava o sexto lugar em 2022, subiu para o segundo lugar este ano, “graças a uma melhoria considerável da pontualidade dos seus voos”, segundo a AirHelp.

Duas outras companhias aéreas que se destacam pelo seu bom desempenho em 2023 são a finlandesa Finnair e a Atlantic Airways, que registam as maiores subidas – da 27ª para a 13ª e da 35ª para a 21ª, respetivamente. Em contrapartida, a British Airways caiu do 47º lugar em 2022 para o 82º em 2023, ocupando a 82ª posição no ranking.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img