Quarta-feira, Abril 17, 2024
Quarta-feira, Abril 17, 2024

SIGA-NOS:

Alentejo e Ribatejo apostam na criação de Rede Regional de Turismo Industrial

O Alentejo e Ribatejo estão prestes a inaugurar uma Rede Regional de Turismo Industrial, um projeto que está em fase de preparação e será apresentado em 2025, visando mitigar os efeitos da sazonalidade na atividade turística da região, revelou a Entidade Regional de Turismo (ERT).

“Estamos a planear a estruturação da rede regional de oferta de turismo industrial, e o nosso objetivo é lançar, até fevereiro de 2025, durante a BTL [Bolsa de Turismo de Lisboa], a Rede Regional de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo”, disse José Santos, presidente da ERT, em entrevista à agência Lusa.

Para o responsável, o turismo industrial é um produto “muito interessante” devido à diversidade de experiências e atividades que oferece, e pode ser uma ferramenta eficaz na luta contra a sazonalidade do turismo na região. “O turismo industrial traz uma riqueza de diversidade e integração territorial que precisa ser amplamente explorada”, justificou.

A ideia de criar uma Rede Regional de Turismo Industrial no Alentejo e Ribatejo surge como resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, uma iniciativa liderada pelo Turismo de Portugal, que inclui as cinco ERT do país, além de outras entidades como a Associação Portuguesa de Património Industrial e o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

No Alentejo e Ribatejo, 27 parceiros já fazem parte desta rede nacional, e a ERT pretende aumentar esse número com a criação da rede regional.

Além da criação da rede, a ERT planeja para este ano o desenvolvimento de um guia digital e uma brochura física que englobe todas as experiências e atividades relacionadas ao turismo industrial. Também estão nos planos a promoção e comercialização dessas experiências em colaboração com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens de Portugal, visando sua inclusão em circuitos e programas turísticos mais amplos, que possam ser comercializados na região do Alentejo.

A ERT do Alentejo e Ribatejo espera apresentar todo esse trabalho durante a BTL de 2025, marcada para o mês de fevereiro do próximo ano.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img