O Alentejo é o cenário do 4.º encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, que decorre entre no concelho de Odemira. Este evento reúne cerca de 170 participantes de diversas partes do país, que irão discutir o valor das estações náuticas e o seu impacto no desenvolvimento regional.
A iniciativa é organizada pela Fórum Oceano, em colaboração com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e o Município de Odemira, com o apoio institucional do Turismo de Portugal e da DOCAPESCA.
“É com enorme satisfação que o Alentejo recebe este encontro nacional no qual marcam presença vários empresários. É um evento que representa a afirmação do destino neste segmento de mercado com enorme potencial de crescimento e que permite diversificar a nossa oferta turística e acrescentar valor à economia local. Está a ser um sucesso em termos de participações e será, com certeza, também um sucesso no que respeita aos contributos dos vários intervenientes”, comenta José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
António José Correia, coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, acrescenta: “Com esta iniciativa pretendemos dinamizar a fileira do turismo náutico em Portugal e potenciar o seu valor. Este ano, estamos no Alentejo, uma região que tem vindo a afirmar-se com destino náutico e que já conta com oito estações náuticas.”
“Serão dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador entre participantes de todo o país, num encontro que pretende afirmar as Estações Náuticas como aceleradores do desenvolvimento dos territórios”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.
Atualmente, o Alentejo conta com oito estações náuticas: Alandroal, Avis, Mértola, Monsaraz, Moura, Sines, Ponte de Sor e Odemira (com três polos: Vila Nova de Milfontes, Odemira e Santa Clara).
José Santos adianta: “Estamos cada vez mais empenhados em reforçar o trabalho desenvolvido no âmbito das oito estações náuticas do Alentejo. Têm sido apresentados produtos e experiências turísticas que valorizam o turismo náutico e que contribuem para tornar a região mais competitiva e atrativa e é esse o nosso caminho.”
Durante o encontro, serão realizados vários painéis de discussão centrados nas estações náuticas. No dia 3 de abril, as sessões acontecem no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, e no dia 4, no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes.
Após a sessão de abertura – que contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro; do Presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, José Santos; do Coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, António José Correia; e do Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva – realizou-se a cerimónia pública de certificação e renovação das Estações Náuticas.
Entre os temas em destaque no 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal estão “Rede das Estações Náuticas de Portugal – Proposta de Valor”, “Estação Náutica de Odemira – Contributo para o Plano Estratégico de Valorização do Rio Mira”, “Financiamento” e “Promoção da Oferta Turística das Estações Náuticas”. Além disso, haverá workshops sobre “Governança”, “Comunicação e Promoção”, “Sustentabilidade” e “Desporto Náutico para Todos”.
O programa inclui ainda uma componente lúdica, com passeios marítimos, aulas de bodyboard e surf, mergulho, entre outras atividades, que terão lugar na Estação Náutica de Odemira.