O Alentejo alcançou, em 2024, o melhor desempenho turístico da sua história, ultrapassando pela primeira vez a marca das 3,2 milhões de dormidas. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) destacam o crescimento contínuo da região, que tem se consolidado como um destino cada vez mais procurado.
Apesar de um ligeiro abrandamento da procura no mercado, o Alentejo conseguiu crescer 4,2% em comparação com o ano anterior, superando a média nacional. José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e candidato à liderança da Agência responsável pela promoção externa da região, destacou a importância dos resultados positivos. “Houve um abrandamento da procura, mas em cima dos resultados de 2023 ainda crescemos no ano passado 4,2%, um resultado que nos coloca ligeiramente acima da média nacional”, afirmou.
Nos mercados internacionais, o Alentejo teve destaque com o bom desempenho do mercado alemão e o crescimento notável do mercado norte-americano, superando a média nacional. No entanto, José Santos identificou o mercado espanhol como um desafio a ser superado, já que perdeu terreno na quota dos mercados internacionais. “A recuperação do mercado espanhol é uma das grandes bandeiras no nosso programa para a presidência da Agência Regional de Promoção Turística”, enfatizou o responsável pelos destinos do turismo do Alentejo.
Outro dado importante foi o crescimento dos proveitos turísticos, que subiram 12%, um aumento significativo em comparação com as dormidas, evidenciando uma melhoria na rentabilidade do setor. A subida do RevPar (receita por quarto disponível) também reflete um cenário positivo para o Alentejo, que se mantém como a região do continente com maior crescimento em proveitos.