Algarve e Lisboa são os principais destinos nacionais do HBX Group, concentrando mais de 60% das reservas em 2024. Já os Açores cresceram quase 40% em termos de reservas realizadas por agências de viagens europeias, sendo um dos destinos emergentes do grupo. Os dados foram avançados esta quarta-feira, dia 2 de abril, durante o MarketHub Europe.
O MarketHub Europe 2025 está a decorrer pela primeira vez em Portugal, de 1 a 4 de abril, no Algarve. Durante o evento, Bertrand Sava, general manager retail travel agencies do HBX Group, e Joaquin Garcia, regional wholesale director, apresentaram os dados relativos ao ano de 2024.
“Nos últimos três anos, investimos 200 milhões de euros em algumas das plataformas mais avançadas e escaláveis do setor”, revelaram os responsáveis do HBX Group, que alberga a Hotelbeds, a Bedsonline e a Roiback. “Investimos para conseguirmos gerir os 6,2 mil milhões de pesquisas diárias”, mais 2,2 mil milhões face ao ano anterior.
No ano passado, as receitas do HBX Group cresceram 11,8%, tendo registado mais de 80.000 pedidos por segundo e mais de 11 milhões de orçamentos por dia, geridos com recurso à Inteligência Artificial (IA) e ao machine learning. Atualmente, o portfólio inclui mais de 100.000 hotéis contratados diretamente pelo grupo.
Deste crescimento de 12%, os alojamentos do continente europeu contribuíram 53% em termos de volume, segundo Bertrand Sava, enquanto a América representou 19% e a região MEAPAC (Médio Oriente e Ásia-Pacífico) 28%.
“Isto deve-se aos 98.000 hotéis baseados na Europa que o HBX Group está a distribuir, seja através de contratação direta ou através de terceiros”, explicou Sava. A Europa representou também a maioria das reservas realizadas nas plataformas do grupo, com 48%, seguida pela Ásia-Pacífico (APAC).
Reino Unido, EUA e mercado nacional são principais mercados de Portugal
De acordo com Joaquin Garcia, “não é surpresa nenhuma” que o Reino Unido continuou a ser o principal mercado emissor de Portugal, com 25% das reservas, seguindo-se o mercado doméstico (9%), Estados Unidos (9%), Espanha (9%) e Alemanha (8%).
No ano passado, Portugal registou “um aumento saudável” no preço médio (ADR) na ordem dos 9%. Quanto à estada média, 6% das reservas foram de uma noite, 28% de três noites, 32% de seis e 35% de oito. No geral, a grande maioria das reservas (67%) foram de seis noites ou mais.
Em termos de destinos nacionais, o Algarve e Lisboa concentraram mais de 60% das reservas, à frente do Porto e da Madeira.
Já as cidades mais reservadas pelas agências de viagens portuguesas nas plataformas do HBX Group foram Paris (5%), Londres (5%), Madrid (4%), Barcelona (3%) e Maiorca (3%). Verificou-se ainda um crescimento de destinos emergentes como Costa del Sol, com um aumento de 77% nas reservas, Costa de la Luz (+67%), Gran Canaria (+24%), Salou (+16%) e Rio de Janeiro (+13%).
“Em termos de estadia média, 65% das reservas [realizadas por portugueses] situaram-se entre três e seis noites”, indicou Joaquin Garcia, explicando que 9% das reservas foram de uma noite, 33% de três noites, 32% de seis e 26% de mais de sete.
Açores é o quinto destino europeu em ascensão
“Na Europa como destino, temos assistido a um crescimento constante”, disse Sava, referindo que o continente representou 10% das reservas totais em 2024. Entre os principais destinos estiveram Londres (6%), Paris (5%), Maiorca (4%), Barcelona (4%) e Roma (4%). “São mesmos destinos do ano passado, por isso são muito consistentes”, acrescentou.
“Em 2024, vimos novos destinos a emergir e a crescer mais do que a média”, revelou o responsável, salientando Estocolmo (+55%), Lucerne (+45%), Costa de la Luz (+45%), Montenegro (+44%), juntamente com os Açores, que registaram um aumento de 39% em reservas.
Olhando para os destinos mais reservados pelas agências de viagens europeias, destacaram-se Maiorca (4%), Paris (3%), Londres (3%) e Nova Iorque (3%). No ano passado, Tenerife (3%) juntou-se à lista, ocupando o lugar de Antália.
O HBX Group verificou ainda uma concentração das reservas de hotéis de quatro estrelas (53%), seguidas por hotéis de três estrelas (22%).
De acordo com os dados divulgados por Sava, os principais mercados emissores da Europa foram o Reino Unido (24%), Espanha (11%), Estados Unidos (10%), Alemanha (9%) e França (9%).
“Observámos também uma boa divisão entre os viajantes que efetuam as reservas com uma antecedência de menos de uma semana (15%) e os que reservam mais de seis meses antes de viajar (14%)”, apontou o responsável. “A categoria mais popular foi a janela de reservas de três a oito semanas, que representou 25% das nossas reservas”.
Alojamento e hoteltech representam 511 mil milhões de euros da dimensão de mercado do HBX Group
Durante a apresentação, Bertrand Sava falou sobre as principais áreas de atuação do HBX Group. Fintech e seguros representa a maior fatia de participação de mercado do grupo, com 330 mil milhões de euros e um crescimento de 22% face a 2023.
Já a hoteltech conta com uma dimensão de mercado de 244 mil milhões de euros (+6%). “Estamos a contribuir e a ajudar 2.000 hotéis em 20 mercados diferentes com capacidade de vendas diretas”, indicou.
O alojamento representa 267 mil milhões de euros da participação de mercado do grupo, tendo registado um crescimento de 6% face a 2023.
Por fim, a área de mobilidade e experiências tem uma quota de 44 mil milhões de euros, com um crescimento de 13%. “É um mercado mais pequeno, mas está a crescer mais do dobro em relação ao mercado de alojamento”, explicou.