O mais recente relatório anual do Post Office Travel Money aponta o Algarve como o destino com a melhor relação preço da Zona Euro, tendo em conta a análise a oito critérios, incluindo bebidas e refeições, com um custo de 44,13 £ (48€).
O Algarve surge à frente da Costa del Sol, onde “o cabaz de compras” custa £ 57,96 (67€), mas ficou atrás de Marmaris, na Turquia (£ 37,19 / 43€) e da opção mais barata, Sunny Beach, na Bulgária, que totalizou £ 27,71 (32€).
Os preços no Algarve caíram 16,5% e fizeram com que Portugal se distanciasse da Costa del Sol, que está 31% mais cara.
Quando se pediu aos turistas que mencionassem os destinos que acreditavam oferecer um bom valor, Portugal liderou as escolhas ao lado de destinos da Grécia e Espanha.
Os destinos dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi e Ras al Khaimah, são os mais caros dos 46 destinos avaliados.
A pesquisa do consumidor sobre as atitudes em relação às férias no exterior revela cautela, expectativa e aspiração em igual medida.
Além das preocupações com o impacto do Covid-19 no custo e na segurança das férias, com 90% dos quais preocupados que as mudanças nas regras de viagem possam custar-lhes dinheiro, dois terços dos inquiridos continua preocupado com a burocracia e atrasos pós-Brexit.
O custo de viagem para o seu destino (74%) e os preços dentro dos resorts (64%) são os factores mais importante do que os descontos de pacote de férias (59%) e apenas dois em cinco (39%) consideram a insegurança no trabalho como importante na tomada de decisão das férias.
Mais da metade dos entrevistados (51%) reservou, está a planear viagens ou ainda está pensar em fazer férias.