Os estabelecimentos de alojamento local no Algarve podem agora aderir ao Compromisso com a Eficiência Hídrica, através da adesão à Plataforma de Monitorização, e obter o selo Save Water.
Em comunicado, o Turismo do Algarve afirma que este alargamento do âmbito do selo “reflete o compromisso regional com a gestão sustentável dos recursos hídricos, essencial num contexto de escassez de água”.
Ao aderirem a esta iniciativa, as unidades de alojamento local comprometem-se a implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas entre uma lista de 60.
Estes estabelecimentos deverão seguir um cronograma composto por três fases. A primeira fase estende-se até 31 de março de 2025, devendo ser implementadas as primeiras quatro medidas. Na segunda fase, as unidades devem adotar mais quatro medidas até 30 de junho. Por fim, as últimas quatro medidas devem ser integradas até à data limite da terceira fase, dia 31 de dezembro deste ano.
A obtenção do selo Save Water é também uma condição para aceder à Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, disponibilizada pelo Turismo de Portugal. “Este mecanismo de financiamento apoia os custos relacionados com a implementação das medidas exigidas”, explica o Turismo do Algarve.
De acordo com a entidade, os empreendimentos turísticos aderentes ao selo Save Water demonstraram “resultados expressivos” em 2024, com uma redução de 16% no consumo global de água e 15% no consumo específico (por dormida), face ao período homólogo de 2023. Estes resultados proporcionam também benefícios financeiros, com poupanças médias de mais de 7000 euros anuais por empreendimento, de acordo com o Turismo do Algarve.
“Este alargamento ao Alojamento Local decorre da Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024, que manteve a situação de alerta por seca no Algarve e ajustou o objetivo de redução de consumo do setor urbano para 13%. A medida sublinha o empenho de toda a cadeia turística na mitigação dos efeitos da escassez hídrica, consolidando o Algarve como destino sustentável”, lê-se na mesma nota.