O aluguer de curta duração na União Europeia registou, no primeiro trimestre de 2024, 123,7 milhões de dormidas em alojamentos reservados através da Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor, revelou o Eurostat. Este valor corresponde a um aumento de 28,3% em comparação com o mesmo período de 2023.
Segundo os dados divulgados pelo serviço estatístico da UE, em janeiro deste ano, 33,3 milhões de noites foram passadas em alojamentos reservados através de plataformas online, registando um aumento de 16,7% face ao período homólogo. Em fevereiro, foi registado 41,2 milhões de noites reservadas através das plataformas, um aumento de 19% face ao mesmo período do ano anterior, enquanto em março este valor foi de 49,2 milhões, correspondendo a um crescimento acentuado de 48%.
Das 20 regiões mais procuradas, em 2023, através das plataformas de reservas de curta duração, seis eram em Espanha e França, cinco em Itália, duas em Portugal (Grande Lisboa e Algarve, com mais de dez milhões de reservas cada no ano passado) e uma na Croácia.