A Amadeus lançou a terceira edição do programa Travel4Impact, que este ano se expande pela região EMEA e arranca na APAC. A rede Amadeus Travel4Impact é gerida em parceria com a Universidade IE e tem como objetivo ajudar as PMEs do setor das viagens “a prosperar e melhorar o seu impacto social e ambiental”.
A Rede de Inovação Social, que é gerida em parceria com a Universidade IE, foi inicialmente lançada em Espanha e depois alargada à Europa nas duas primeiras edições. Este ano terá um alcance mais global, acolhendo organizações do Médio Oriente, África, Ásia e Pacífico. As candidaturas para a terceira edição foram abertas a 1 de março e a Amadeus espera a participação de mais de 30 pequenas e médias empresas (PMEs) em 2023.
A Universidade IE é uma instituição de ensino superior internacional líder, reconhecida como uma das primeiras universidades neutras em carbono na Europa. O programa “foi concebido para melhorar a competitividade e o impacto social e ambiental das PMEs no sector das viagens”. Para este fim, é “criada uma rede para apoiar empresas que encaram a digitalização, colaboração e sustentabilidade como elementos-chave da sua proposta de valor”.
Os candidatos selecionados “receberão apoio no desenvolvimento das suas estratégias digitais, no
impacto social e ambiental da sua proposta de valor e na sustentabilidade do seu negócio”. Além disso, “terão a oportunidade de participar numa comunidade de inovação, co-criar, partilhar conhecimentos e experiências, aceder a formação, bem como colaborar com outros participantes”.
A Amadeus Travel4Impact está aberta a PMEs com mais de dois anos de atividade no ecossistema turístico e dois ou mais empregados a tempo inteiro. Os participantes devem “ter um interesse demonstrado na sustentabilidade e digitalização, e procurar ativamente maximizar o impacto positivo do seu trabalho”. Para tal, é essencial demonstrar que a PME tem uma pegada empresarial no seu mercado ou região específica (EMEA ou APAC).
Esther Villena, Directora de Impacto Social da Amadeus, afirmou: “Na Amadeus, reconhecemos a
necessidade de apoiar os esforços em curso para tornar a nossa indústria mais sustentável, trabalhando em parceria com as partes interessadas de todas as dimensões. Em parceria com a Universidade IE, desenvolvemos uma rede de inovação social, Travel4Impact, concebida para permitir às PME beneficiar das oportunidades oferecidas pela transformação digital e sustentável das viagens. Procuramos PMEs que vão desde agências de viagens, operadores turísticos e serviços de alojamento até experiências de destino que pretendam tornar o mundo um lugar melhor durante as viagens e aumentar o impacto positivo das viagens e do turismo”.
Concepción Galdón, diretora do Centro de Inovação Social e Sustentabilidade da Universidade IE,
comentou: “A Travel4Impact é uma rede de PMEs do sector das viagens e turismo que promovem o imenso valor ambiental e social das viagens. Estas PMEs conhecem e partilham as melhores práticas para gerar o tipo de experiências transformadoras que só grandes e responsáveis viagens podem proporcionar.”