A Amadeus revelou as últimas tendências de viagens para o ano de 2024, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Enquanto que no segmento de lazer destacam-se como tendências o Turismo Musical e a Classe Executiva, no segmento de business estas tendências passam pelo Poder do Networking e a Sustentabilidade. Como tendência transversal, encontra-se a Assistente Pessoal com recurso à Inteligência Artificial (IA).
No segmento de lazer, destacam-se o Turismo Musical, como um “gerador de receitas e negócios muito forte para o destino”, e a Classe Business, onde viajantes mais novos procuram por uma viagem mais confortável e melhores serviços.
Já no segmento de business, Augusta Carvalho, que integra a área de desenvolvimento de negócios da Amadeus, referiu o poder do networking e a sustentabilidade como fortes tendências de viagens para 2024.
Contudo, uma das grandes tendências deste ano, e que se encontra transversal no segmento de lazer e de business, é a Assistente Pessoal com recurso à Inteligência Artificial (IA), na qual o viajante comum deixa de usar os sites de viagens e começa a optar pelo uso do Chat GPT para criar um roteiro do início ao fim.
“No que toca ao Turismo Musical, temos assistido a um boom de concertos e festivais e espera-se que esta tendência se acelere em 2024”, afirmou a responsável. Como exemplo da força desta tendência, o estudo refere que mais de 500 mil pessoas visitaram a Califórnia em 2023 para assistir ao festival Coachella, contribuindo, desta forma, para mais de 1,5 milhões de dólares para a economia local.
Em relação à Classe Business, Augusta Carvalho explicou que, cada vez mais, a procura por esta classe é feita pelo público mais jovem, referindo ainda que esta tendência “tende a aumentar” nos próximos anos. Para responder a esta procura, várias companhias aéreas começaram a cobrar tarifas mais acessíveis e, em paralelo, a criar novos produtos.
No que diz respeito à tendência transversal de Assistente Pessoal com recurso à IA, a responsável pela área de desenvolvimento de negócios da Amadeus refere uma maior procura do viajante pelo Chat GPT, onde é “possível receber um itinerário de viagem completo em apenas alguns segundos”.
No segmento de business, esta tendência pode ser usada como um “apoio para quem está a viajar em trabalho”. Como exemplo, os modelos de aprendizagem automática podem informar um anfitrião sobre uma chegada tardia ao seu hotel devido a um voo atrasado, ou permitir-lhe alterar as reservas no local.
Por outro lado, no segmento de business, encontra-se uma mudança no paradigma das viagens de negócios, devido à crescente utilização de plataformas de reuniões remotas. Para esta tendência, Augusta Carvalho apontou para uma maior utilização de networking, explicando que, através de viagens mais produtivas, os viajantes teriam, automaticamente, um melhor desempenho profissional.
Por último, na questão da sustentabilidade, a responsável referiu que “reduzir a pegada ecológica” representa uma “grande preocupação” para as empresas no setor e apresenta-se como um dos “principais objetivos” para 2024.