Domingo, Julho 14, 2024
Domingo, Julho 14, 2024

SIGA-NOS:

ANAV diz que ideia do Dia do Agente de Viagens é sua e avança com plataforma de votação para escolha de data

-PUB-spot_img

A ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens afirma que a ideia de implementação do Dia do Agente de Viagens é sua e recorda que a medida foi “prontamente apresentada no seu programa eleitoral” em maio deste ano.

Em comunicado enviado às redações este sábado, dia 23, a ANAV reage ao anúncio da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) de criação do Dia Nacional do Agente de Viagens.

“Na última sexta-feira, dia 22 de Setembro, foi veiculada, em toda a imprensa nacional, a notícia de que a nossa congénere associativa – APAVT – deseja criar o “dia do agente de viagens”, sendo que tal decisão, de caráter Nacional, terá sido tomada dentro de um gabinete, de onde, inclusivamente, já saiu uma data definitiva para a realização da efeméride”, começa por dizer a ANAV no seu comunicado.

“É público que o Dia Nacional do Agente de Viagens é, e sempre foi, uma ideia peregrina da ANAV. Foi prontamente apresentada no seu programa eleitoral, oficialmente apresentada à comunicação social e amplamente divulgada nos media e nas redes sociais”, sublinha a associação. Invocando essa razão, a ANAV diz “repudiar qualquer tentativa de usurpação de ideias, por o considerar pouco ético, reprovável num Estado de direito e apenas aplicável por quem, demonstrando a sua inaptidão, pretende aproveitar-se dos méritos de terceiros para poder brilhar no escuro da sua incapacidade”.

A ANAV acusa a APAVT de “tentativa clara e inusitada de usurpação da mesma”. Por outro lado, “congratula-se com a decisão da sua congénere APAVT, em assumir a necessidade da existência de um dia que celebre a nossa profissão, pese embora a mesma tenha demorado 73 anos para o fazer e, infelizmente, apenas o realize de uma forma atabalhoada e, no mínimo, caricata, que em nada prestigia a respeitável e decana instituição e os seus associados”.

No longo comunicado, a ANAV considera ainda que o Dia do Agente de viagens pertence “às mais de 3000 Agências de Viagens existentes, mas não se esgota aqui: O Dia do Agente de Viagens é de Todos os milhares de profissionais que trabalham diariamente no nosso setor, tal já anunciado pela voz do seu presidente, Miguel Quintas em maio deste ano: Um dia que pretende comemorar e engrandecer uma das profissões mais importantes do turismo em Portugal e ainda não devidamente reconhecida, pese embora o esforço admirável que a nossa classe realiza diariamente para atender o mercado”.

Segundo a ANAV, cada agente de viagens “deve decidir quando gostaria de celebrar o seu próprio dia”. “Seria impensável, tal como veiculado pela associação congénere, que tal decisão fosse tomada dentro de quatro paredes, numa reunião fechada, a propósito de um tema que é obrigatório decidir-se democraticamente e de forma transparente por todos os agentes de viagens portugueses. Jamais uma decisão desta importância para tantos pode ser tomada por tão poucos”, defende a associação.

A ANAV afirma igualmente que “envidará todos os esforços, junto de todas e quaisquer instâncias necessárias, para que o Dia do Agente de Viagens seja decidido de forma inclusiva, transparente e democrática, coisa que, aparentemente, ainda é difícil de entender para alguns atores deste nosso setor”.

A associação informa ainda que tem já em desenvolvimento um site, com exposição do tema e plataforma de votação independente, para “todos os profissionais que pretendam escolher o aniversário do Dia do Agente de Viagens” em https://www.diadoagentedeviagens.pt/, considerando que “é fundamental que todos os profissionais do setor estejam envolvidos na escolha do seu dia de aniversário e participem ativamente na decisão”.

A ANAV mais informa que se encontra “em marcha um processo inclusivo, de validação
por variadas entidades do nosso setor, para instituição do Dia do Agente de Viagens, entre as quais o governo, instituições públicas, operadores turísticos, agências de viagens e individualidades de referência. Ninguém pode ficar de fora numa decisão de tão grande importância, inclusivamente, a nossa congénere – a APAVT, que será, obviamente, convidada a participar deste mesmo processo”.

Finalmente, o comunicado da ANAV termina dizendo que se encontra “disponível para dialogar com qualquer instituição, associação ou entidade que deseje ajudar e estabelecer pontes em benefício dos agentes de viagens e da nossa atividade. Mas afiança que será sempre intransigente com os valores da transparência, seriedade e democraticidade”.

Recorde-se que a APAVT anunciou na sexta-feira, 22, que foi recebida no Parlamento pelos vice-presidentes do grupo parlamentar do Partido Socialista, deputados Carlos Pereira e Francisco César, que manifestaram “total apoio” à iniciativa apresentada pela associação, para a criação de um Dia Nacional do Agente de Viagens, a celebrar em 31 de maio.

Segundo comunicado da associação, a formalização deste processo resulta de uma decisão tomada em reunião de Direção da APAVT a 11 de abril do corrente ano, a que se seguiu a preparação e o início de diversos contatos quer com a tutela, quer com o Parlamento.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img