Por ocasião dos seus 75 anos, a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) realizou na passada quarta-feira, dia 5, um jantar de comemoração no restaurante Zambeze, em Lisboa, que reuniu todos os que, ao longo dos anos, fizeram parte dos corpos sociais da associação.
No jantar, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, relembrou a todos os presentes que o setor da distribuição turística “vive o seu melhor momento de sempre”, e se nada de inesperado acontecer, “teremos 2025 como um ano de recordes”.
“Em 2023, o setor realizou um milagre que foi atingir os números de 2019, que tinham sido os melhores de sempre. Já em 2024, consolidou esses números que, embora ainda não estejam quantificados, sabemos que superaram os de 2023”, referiu.
À data de hoje, acrescentou, provavelmente teremos “o maior número de reservas” alguma vez já registado. “Há operadores turísticos a crescer 20% e há operadores turísticos a crescer 50%. Vivemos num movimento de antecipação de reservas, que por si só é o espelho de um mercado em crescimento.”
Este é também o melhor momento da APAVT, porque em termos financeiros a sua situação está “absolutamente consolidada” e a sua independência “garantida”. Por outro lado, “temos boas relações institucionais com todos os stakeholders, temos provavelmente uma capacidade de influência como nunca tivemos e temos uma presença importante na Confederação Europeia e na Confederação do Turismo de Portugal (CTP).”
Neste momento, a APAVT representa mais de mil balcões e, havendo registos de sedes desde 2002, a associação tem hoje o maior número de sedes registadas. Nesta quinta-feira, serão anunciados a entrada de mais dez associados, revelou Pedro Costa Ferreira.
Presente no jantar, Francisco Calheiros, presidente da CTP, destacou que a APAVT é provavelmente das associações mais atuantes da Confederação: “a APAVT está sempre disponível para nos ajudar naquilo que é preciso. Portanto, uma grande saudação para esta associação, que é um ponto determinante na defesa do setor das agências de viagens.”
