Domingo, Junho 23, 2024
Domingo, Junho 23, 2024

SIGA-NOS:

APAVT e CEAV estudam colaboração em Fundos Europeus e em zonas fronteiriças de Espanha e Portugal

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) participou, de 4 a 6 de novembro, na IV Cimeira da Aliança Ibérica de Agências de Viagens, que decorreu em Elvas. O evento, organizado pela APAVT, com o apoio da Região de Turismo do Alentejo, reuniu os líderes da distribuição turística de Portugal e Espanha.

A reunião, que contou com a presença de presidentes e diretores de associações de ambos os países, bem como das equipas executivas da APAVT e da CEAV, abordou temas de interesse comum ao setor em Espanha e Portugal, revela a associação portuguesa em comunicado. O seu programa incluiu, para além da realização do encontro de trabalho, uma visita à região do Alentejo.

No que diz respeito às sessões de trabalho, em primeiro lugar a CEAV fez uma apresentação sobre a evolução do mercado e do volume de negócios aéreo nos últimos quatro anos. “Da mesma forma, ambas as associações trocaram notas sobre as respetivas negociações realizadas com a IATA e que tiveram resultados diferentes: enquanto Portugal chegou a acordo com a associação de transporte aéreo, em Espanha isso não foi possível”, descreve o comunicado.

Por sua vez, a APAVT apresentou o seu sistema de selo de garantia «Checked by DECO», que é apoiado pelos consumidores às agências de viagens, que a CEAV “considerou de grande interesse, propondo-se começar a trabalhar na criação de um sistema semelhante em Espanha”. Da mesma forma, a associação portuguesa, que pertence à ECTAA, “analisou as alterações que estão a ser estudadas na União Europeia no que respeita à diretiva relativa às viagens organizadas”.

Por último, “dada a coincidência desta cimeira com a XXXIII Cimeira Luso-Portuguesa, na qual o Ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, e o Ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa Silva, acordaram numa Estratégia Transfronteiriça de Turismo 2022-2024, com o objetivo de promover investimentos em destinos e experiências turísticas de ambos os lados da linha luso-espanhola, ficou acordado que a APAVT e a CEAV estudassem as possibilidades comuns desta estratégia, apresentando, além disso, as possibilidades atuais de colaboração no que respeita aos Fundos Europeus, tendo a CEAV apresentado à APAVT um relatório sobre as possibilidades de cooperação entre os dois países, principalmente nas zonas fronteiriças de Espanha e Portugal”.

Por último, a APAVT apresentou o relatório que então efetuaram sobre o Valor Económico da Distribuição turística em Portugal, que o CEAV considera um relatório fundamental para poder conhecer a real importância do Sector da Agência de Viagens em Portugal

A Aliança Ibérica de Agências de Viagens foi fundada em 2018, através de um acordo assinado entre a APAVT e o CEAV que, em conjunto, representam mais de 80% do negócio de distribuição turística na Península Ibérica.

Para Carlos Garrido, presidente do CEAV, “a celebração desta cimeira anual é uma oportunidade para os dois países abordarem e promoverem conjuntamente a sua política turística, bem como enriquecer os vários pontos de vista sobre questões comuns”.

Para Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, “A Aliança Ibérica, entre outros aspetos, visa construir posições e políticas associativas que, por serem comuns a Espanha e Portugal, produzem maior capacidade de influência e maior espaço de intervenção. Conseguir que isto aconteça requer proximidade, cumplicidade e debate franco e aberto. A IV Cimeira da Aliança Ibérica foi mais um degrau desta aprendizagem conjunta, que nos tem trazido mais informação, mais conhecimento e maior capacidade de intervenção. Por outro lado, como sempre, esta foi mais uma oportunidade de promoção dos nossos territórios turísticos, desta vez o nosso Alentejo. Obrigado, Região Turística do Alentejo, pelo apoio, e aos nossos colegas espanhóis, pela visita amiga. Prontos para o V encontro!”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img