A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) estabeleceu um novo protocolo com a DECO – Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, através do qual as agências de viagens associadas vão poder beneficiar de um serviço de apoio e consultoria exclusivo.
Segundo Vasco Colaço, presidente da DECO, “o que se pretende é ajudar os associados da APAVT a prestar um serviço mais próximo, eficaz e transparente, que contribua para a melhoria da confiança entre o cliente e a sua agência e que permita às agências estarem serem atualizadas face ao desenvolvimento do mercado, antecipar novas tendências e cumprirem com as normas aprovadas”. O responsável da DECO apresentou o protocolo durante uma sessão do congresso anual da APAVT, convidando os associados a conhecerem melhor “este novo serviço”. Adiantou ainda que, como este serviço, as agências de viagens poderão publicitar uma menção distintiva da DECO, “que irá reforçar a confiança dos consumidores”.
“A recente pandemia veio evidenciar os benefícios desta cooperação. Recordo que em Fevereiro de 2020, a DECO foi submersa por uma avalanche de queixas de consumidores que foram confrontados com cancelamentos de voos, encerramentos de hotéis e restrições sanitárias. A legislação não respondia com clareza a estas incertezas e tanto os consumidores como os operadores turístico corriam o risco de não serem reembolsados. Durante esse período de emergência a APAVT e a DECO trabalharam intensamente para encontrar soluções que salvaguardassem o mercado”, afirma vascp Colaço.
“A indústria das viagens e do turismo confronta-se com novos desafios e exigências. A confiança, a responsabilidade e a transparência são hoje aspetos muito importantes na tomada de decisão dos consumidores. A comunicação e a proximidade com o consumidor nunca foram tão importantes como hoje”, acrescenta o responsável.