Sábado, Fevereiro 24, 2024
Sábado, Fevereiro 24, 2024

SIGA-NOS:

APECATE promove debate sobre medidas de acesso às Grutas de Benagil

A Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) vai realizar no dia 7 de fevereiro o APECATE DAY, evento no qual convida os seus associados a debater o relatório em discussão pública sobre o acesso às grutas de Benagil, no Algarve.

O evento tem início às 16:00, na sede da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Recorde-se que a APECATE integrou o o grupo de trabalho multidisciplinar criado pelo Governo com a missão de determinar as condições de acesso às Grutas de Benagil. O objetivo era assegurar a segurança dos visitantes e a definição de regras de visitação deste que é um dos pontos do Algarve, com elevada procura turística.

No fim dos trabalhos deste grupo foi criado o “Relatório de Progresso das Grutas de Benagil”, documento que está agora a ser conduzido para consulta pública. A apesar de reconhecer “o bom trabalho realizado e os muitos consensos conseguidos”, a APECATE defende, no entanto, que há “questões fundamentais com as quais mantém a sua discordância, nomeadamente, a inclusão de medidas que visam unicamente o controlo administrativo, sem aplicabilidade prática e, por isso, ineficientes na resolução dos problemas reais, além contribuírem para denegrir a imagem do setor das marítimo-turísticas e do Turismo em geral”.

A associação aponta ainda contradições, nomeadamente quando se alega um decréscimo dos níveis de segurança e um aumento de acidentes resultante do atual quadro legislativo. “Analisando os dados do GAMA (Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica), facilmente se percebe que, desde 2014 (início da atual legislação), deram-se três acidentes marítimos no Algarve (em 2017, 2018 e 2023), sendo que nenhum seria evitado recorrendo ao anterior regime de licenciamento. Logo, da alteração legislativa não resultou acréscimo de acidentes ou redução dos níveis de segurança, muito pelo contrário”.

A APECATE afirma já ter manifestado “os seus pontos de discordância do Relatório às entidades competentes” e diz estar “sempre disponível para apresentar soluções e sendo esta uma oportunidade de melhoria, é fundamental auscultar e receber os contributos dos associados neste APECATE DAY do próximo dia 7 de fevereiro”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img