Sexta-feira, Outubro 11, 2024
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Apresentado livro “Turismo, Competitividade e Destino Portugal” que reúne visão de especialistas de renome internacional

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O lançamento do livro “Turismo, Competitividade e Destino Portugal. Fatores de Sucesso e Imagem Internacional”, da especialista em comunicação, Vânia Sousa, que decorreu no dia 29 de novembro na FNAC de Santa Catarina, no Porto reuniu em mesa-redonda, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, Francisco Jaime Quesado, economista e
gestor, especialista em Inovação e Competitividade, e Paulo Faustino, diretor do mestrado em comunicação e gestão de indústrias criativas, da Universidade do Porto.

Luís Pedro Martins e Jaime Quesado abordaram temas relevantes para o turismo nacional, em particular a marca Portugal e o papel do turismo para reforçar a notoriedade das marcas e a imagem em geral do país.

O setor turístico tem ajudado à notoriedade de Portugal e colocado o país nos rankings e no mapa internacional. Possui ainda um impacto na reabilitação dos territórios a exemplo da cidade do Porto que recuperou a segurança através da dinamização turística na cidade. A atividade turística tem inclusivamente conseguido construir a marca Portugal e reagido de forma oportuna e eficaz aos desafios do mercado, a exemplo da campanha realizada aquando do Brexit no Reino Unido.

Luís Pedro Martins referiu ainda a estratégia de comunicação e marketing por detrás do desenvolvimento do filme premiado internacionalmente “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza”. O filme que pretende impactar de forma relevante a meeting industry, tem também
no seu posicionamento a divulgação das marcas nacionais e do destino Porto e Norte e Portugal.

O turismo nacional possui ainda diversos desafios pela frente, entre eles aumentar as dormidas, trabalhar os conteúdos e a promoção dos mesmos junto dos público-alvo. As experiências e a autenticidade das mesmas, bem como a genuinidade dos destinos foram apontadas como fatores críticos de sucesso para o turismo.

Paulo Faustino e Luís Pedro Martins, destacaram ainda importância de Portugal continuar a desenvolver produtos turísticos e culturais com um posicionamento mais elevado na cadeia de valor, tendo em conta o nível qualitativo e a sofisticação da oferta nacional, de modo a alcançar um público com mais poder de compra e, por essa via, se assumir-se crescentemente como um país e mercado altamente sofisticado.

Ambos realçaram o papel fundamental do turismo para o modelo económico de desenvolvimento do país, incluindo as externalidades que gera em todas as atividades económicas, incluindo a indústria criativa e cultural. Foram referidos exemplos do impacto do turismo na reabilitação das cidades, como é o caso do Porto, que nos últimos 10 anos mudou totalmente, incluindo edifícios emblemáticos que estavam em grande fase de degradação e atualmente constituem elementos fortes da arquitetura da cidade.

“Turismo, Competitividade e Destino Portugal. Fatores de Sucesso e Imagem Internacional”, é o primeiro livro da autora, Vânia Sousa, publicado pela editora Media XXI, e analisa a competitividade dos destinos, bem como eventos que influenciaram o bom momento vivido no turismo em Portugal (pré-pandemia).

A obra abrange a visão e recomendações de diversos especialistas de renome internacional, que identificam aspetos positivos e de melhoria no turismo português. Entre os entrevistados encontram-se personalidades de renome das áreas do turismo, do marketing e do jornalismo, como Edson Athayde, Álvaro Covões, Francisco Jaime Quesado, Ricardo Jorge Pinto, Carlos
Costa, Antónia Correia, Dimitrius Buhalis, Ricardo Fonseca de Almeida, Manuel Pinto Teixeira, Joana Neves, Marta Sá Lemos ou Jorge Pedro Sousa.

Interpreta os eventos que influenciaram o bom momento vivido no turismo em Portugal (pré- pandemia) e propõe ainda novas rotas de atuação para o turismo nacional, como recurso ao marketing digital, às operadoras low-cost, à inovação, às experiências integradas e à cocriação.

O livro engloba também perspetivas diferenciadoras sobre a imagem internacional de Portugal
nos média e a opinião dos estrangeiros, bem como políticas públicas e de marketing e comunicação e a influência da Troika na notoriedade do Destino Portugal.

De leitura acessível, a obra é indicada para profissionais de turismo e de áreas adjacentes e para todas as pessoas que pretendam conhecer mais sobre aspetos interessantes do turismo nacional e internacional. “É fundamental que os profissionais do turismo comuniquem de forma estratégica, para que se possam tornar mais competitivos”, sublinha a autora.

O livro conta com o posfácio de Filipa Maria Cardoso, diretora de Comunicação e Marketing Digital do Turismo de Portugal I.P.; com o epílogo de Francisco Jaime Quesado, economista e gestor, especialista em Inovação e Competitividade; e com o preâmbulo assinado por Paulo Faustino, diretor do mestrado Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

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