A Arábia Saudita deu início à ITB Berlim, uma das feiras de viagens mais importantes do mundo, com uma comemoração especial: o destino atingiu a marca histórica de 100 milhões de turistas em 2023, sete anos antes do previsto.
O país voltou à ITB pelo segundo ano consecutivo com uma delegação liderada por Ahmed Al-Khateeb, Ministro do Turismo e Presidente da Autoridade de Turismo da Arábia Saudita (STA), acompanhado por líderes do setor turístico local e parceiros-chave.
“Ao longo dos três dias de exposição, a Arábia Saudita irá mostrar e sensibilizar o mercado europeu para as ofertas de destinos exclusivos durante todo o ano, reforçar e estabelecer novas parcerias comerciais e celebrar o notável crescimento anual do setor do turismo nacional”, explica o destino em comunicado.
A Arábia Saudita recebeu mais de 950 mil visitantes em 2023, um aumento de 65% em relação a 2022. Este número coloca a Arábia Saudita muito à frente do objetivo inicial de 100 milhões estabelecido no âmbito da Visão 2030 e acelerou o progresso em direção a um novo objetivo acrescido de 150 milhões de turistas até 2030.
“O nosso objetivo é reforçar a posição da Arábia Saudita entre as 10 principais nações do G20 para o turismo, como a principal escolha para turistas e investidores, uma potência global para o turismo”, afirmou Ahmed Al-Khateeb, Ministro do Turismo e Presidente da Autoridade do Turismo Saudita.
Além disso, o setor do turismo saudita alcançou uma recuperação total desde a pandemia, com um crescimento de 56% nas chegadas internacionais em 2023 em comparação com 2019 – o mais elevado do G20.
O stand da Arábia Saudita na ITB 2024 apresenta uma série de experiências, incluindo um carro de F1 em tamanho real e uma simulação de condução virtual do circuito do Grande Prémio de Jeddah, um Museu da Liga Profissional Saudita com uma série de elementos do futebol, atuações ao vivo de danças tradicionais sauditas, um Saudi Café e um museu de tâmaras, onde os visitantes podem experimentar uma seleção de tâmaras sauditas e combinações de café.
Um número recorde de parceiros sauditas também apresentará centenas de produtos que podem ser reservados por parceiros em destinos como Jeddah, AlUla e o Mar Vermelho.
Além disso, a STA também estabelecerá novas relações durante a feira, já tendo anunciado uma nova rota para Berlim a partir da Flynas, que será lançada em setembro, com três voos por semana.