Terça-feira, Outubro 15, 2024
Terça-feira, Outubro 15, 2024

SIGA-NOS:

As tendências de lifestyle e decoração: O que esperar das feiras Ambiente, Christmasworld e Creativeworld em 2025

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img

As feiras Ambiente, Christmasworld e Creativeworld, a realizar-se de 7 a 11 de fevereiro de 2025, em Frankfurt, prometem ser o epicentro mundial das tendências de lifestyle, decoração, artigos para casa, mesa e cozinha, e material para trabalhos manuais. Em entrevista ao TNews, Philipp Ferger, Vice President Consumer Goods Fairs da Messe Frankfurt, revela as principais inovações e tendências que os visitantes devem esperar no próximo ano.

Sob o lema Rhythms of Lifestyle, as feiras Ambiente, Christmasworld e Creativeworld reunirão mais de 4.800 expositores de todo o mundo, com destaque para quase 100 empresas portuguesas, incluindo a Vista Alegre, a Costa Verde, a Silampos, a Cutipol e a Matcerâmica.

“Temos muitas novidades e destaques [nas feiras] Ambiente, Christmasworld e Creativeworld. Primeiro, as nossas três apresentações de tendências encenadas pelo stilbüro bora.herke.palmisano, que mostram como serão as próximas temporadas”, começa por explicar o responsável, que enfatiza que, para quem procura ou é amante de tendências, estas “são o primeiro ponto de referência para orientação e uma verdadeira ajuda a nível de encomendas para os nossos visitantes comerciais”. Philipp Ferger sublinha ainda que “uma coisa é clara, os modelos de negócios sustentáveis ​​são o caminho para o futuro para ativar consumidores em todo o mundo”.

Na feira Christmasworld, Ferger explica que o segmento principal de Visual Merchandising & Light foi alvo de expansão, com foco nos “utilizadores finais profissionais e instituições com procura de decoração em larga escala”. Além disto, “a Decoration Unlimited continua a ser o ponto focal global para decorações sazonais e de Natal, quando se trata de criar um efeito ‘wow’ no ponto de venda. O foco, e isso é completamente novo, será na decoração sazonal durante todo o ano”.

Quanto à Creativeworld, a Messe Frankfurt procurou posicionar-se “ainda mais internacionalmente”, bem como intensificar o “forte fator de networking”. As tendências regressarão ao Hall 1.2, enquanto a Creative Academy, com “o animado programa de workshops”, continuará no Hall 1.1. “Com o Creative Impulse Award, estamos a expandir o júri ao incluir mais membros europeus para obter novas perspectivas. E atualizámos o esquema de prémios para as necessidades do mercado”, refere Ferger.

Já na feira Ambiente, a aposta foi nas “áreas de crescimento estratégico”, segundo o executivo da Messe Frankfurt. “Iremos concentrar-nos ainda mais fortemente no tópico da hotelaria. Não apenas no segmento de jantar, mas também nas áreas de Living e Working com o Office Design & Solutions”, revela. “A peça central na nossa área de hospitalidade é a apresentação especial ‘The Lounge’ – projetada pelo nosso novo designer da Ambiente 2025, Fabian Freytag”.

O The Lounge – Shades of Space visa, então, apresentar “mundos de estilo inspiradores para o quarto de hóspedes flexível do futuro”, ao atuar como “um elo entre a hotelaria, o negócio de contratos e o design de interiores, tornando-se um ponto de encontro na feira e ligando diretamente diversas áreas entre si”.

As novidades em 2025

Philipp Ferger abordou também as novidades que estarão em destaque no próximo ano. “No campo de Contract Business, a nossa oferta também está a crescer, porque temos um novo destaque na Ambiente Living. Com a nova área com curadoria, a Interior Looks, oferecemos acesso de marcas de móveis e interiores premium a novos grupos de compradores internacionais no setor da hotelaria e negócios de contratos, mas também no setor de retalho. A área abrange todas as áreas da vida e vai acolher marcas de alta qualidade para mesas, cadeiras, guarda-roupas, móveis estofados, camas, iluminação e têxteis para o lar”, começa por referir.

Outro foco das feiras prende-se com a área Global Sourcing, visto que a Messe Frankfurt é “a maior plataforma de sourcing fora da China”. Neste sentido, a oferta passará por uma “gama única” relacionadas com jantar, sala de estar, trabalho e decorações festivas.

Ferger sublinha também as cinco Academias da Messe Frankfurt, cujo programa é “repleto de conhecimento para aprimorar os negócios”. Estarão novamente presentes tópicos atuais como a sustentabilidade, o novo trabalho ou a digitalização, com conhecimento “especializado” sob as palavras-chave Hotelaria, Futuro do Trabalho, Remanexpo e Conzoom Solutions.

Portugal em destaque nas feiras do próximo ano

O Philipp Ferger divulgou também detalhes sobre a participação de Portugal nas Ambiente, Christmasworld e Creativeworld, bem como a importância destes eventos no mercado português.

“Portugal está entre os dez principais países expositores na Ambiente e está muito fortemente representado, especialmente na área de Dining com porcelana e cerâmica de alta qualidade. Grandes nomes como Belo Inox, Costa Verde, Cutipol, Matceramica, Val do Sol e Vista Alegre inscreveram-se para 2025. Este ano tivemos 98 expositores de Portugal – e esperamos um resultado semelhante para fevereiro do ano que vem”, indica Ferger.

Acrescenta ainda que, “quando se trata de artesanato de alta qualidade, Portugal é inigualável e, portanto, é muito importante para a Ambiente. As ofertas de Portugal são muito procuradas pelos visitantes comerciais internacionais em Frankfurt. Olhando para o lado dos visitantes profissionais, Portugal também está consistentemente representado com mais de 1.100 participantes na Ambiente, mais de 470 na Christmasworld e mais de 50 na Creativeworld”.

Áreas de interesse especiais: da hotelaria à sustentabilidade

As feiras dispõem de guias para as áreas de interesse particulares, incluindo os fornecedores asiáticos (Sourcing), os fornecedores de hotelaria e espaços comerciais (Hospitality Guide), assim como empresas que cumpram rigorosos critérios de sustentabilidade (Ethical Guide). Com estes “Interesses Especiais”, a Messe Frankfurt pretende orientar os seus visitantes e compradores pelos corredores dos eventos.

Quanto aos critérios de seleção das empresas para estas áreas, Ferger explica que, “na Ambiente, por exemplo, temos os interesses especiais Hospitality e Contract Business. Se os expositores tiverem ofertas correspondentes para mobiliário de hotéis e restaurantes ou para propriedades comerciais, como escritórios, escritórios corporativos, espaços de coworking, bancos, autoridades, instituições educacionais, etc. no seu portfólio, podem registar-se para esses interesses especiais”.

Os expositores abrangidos estarão marcados com os interesses especiais Hospitality e/ou Contract Business, tanto nos stands físicos na feira como online. Vai estar também disponível no centro de feiras um guia impresso de Hospitality e Contract Business.

“A Ambiente reúne, portanto, todos os que atuam no setor de hospitalidade e negócios contratuais. Além disso, um extenso programa de visitas guiadas, workshops e apresentações nos palcos da Academia fornecerá um novo ímpeto comercial”, frisa Ferger.

Relativamente ao interesse especial Ethical Style, o foco está no “metatópico da sustentabilidade”, considerando que este é” um dos temas mais importantes para o sucesso na indústria, no qual nos concentraremos de forma muito proeminente em todas as três feiras”.

O programa “Ethical Style” das três feiras “identifica os expositores com produtos fabricados de forma ecológica e social”. As empresas podem inscrever-se no mesmo até 22 de novembro de 2024, sendo selecionadas por um júri independente de especialistas internacionais.

Além disto, haverá novamente dois “Ethical Style Spots” no recinto da exposição.

Área Ethical Style da feira Ambiente, em 2024.

Perspetivas futuras

No que diz respeito às expectativas para 2025, Philipp Ferger enfatiza que “a nossa missão é dar ao mercado internacional de bens de consumo um novo ímpeto comercial. Como os desafios no mercado permanecem, é importante agora aproveitar as oportunidades, projetar gamas de produtos interessantes e mostrar o ponto de venda no seu melhor”.

“Na nossa indústria global, tudo isto só é possível com redes resilientes e robustas. Frankfurt é o primeiro e mais importante ponto de contato para estabelecer e expandir essas redes através de encontros pessoais. Então, tudo é centrado em networking. E estamos muito felizes que o trio Ambiente, Christmasworld e Creativeworld esteja a expandir ainda mais a sua posição como o centro global para lifestyles modernos, decorações sazonais e produtos criativos e estamos a começar a contagem decrescente da feira para fevereiro de 2025 com grande expectativa”.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img