Terça-feira, Novembro 18, 2025
Terça-feira, Novembro 18, 2025

SIGA-NOS:

Associação luso-espanhola quer criar Rede Cultural de Municípios Espirituais Transfronteiriços

-PUB-spot_img

O Triângulo Urbano Ibérico-Raiano (TRIURBIR), que integra as cidades espanholas de Cáceres e Plasencia, e as portuguesas de Castelo Branco e Portalegre, vai criar uma Rede Cultural de Municípios Espirituais Transfronteiriços.

Fundada em 1997, o TRIURBIR é uma associação que tem como objetivo promover o desenvolvimento e a dinamização económica dos municípios de Cáceres, Plasencia, Castelo Branco e Portalegre, utilizando ajudas e programas de cooperação transfronteiriça da União Europeia (UE).

De acordo com uma nota do município de Castelo Branco enviada à agência Lusa, o projeto ronda os três milhões de euros e permitirá sistematizar a gestão do património religioso e espiritual nos territórios fronteiriços e intervir na recuperação deste património.

Além das quatro cidades do TRIURBIR, a Rede Cultural de Municípios Espirituais Transfronteiriços (CULMET) conta também com três dioceses associadas: Cória-Cáceres, Plasencia e Portalegre-Castelo Branco.

A CULMET visa reforçar o papel da cultura e do turismo como motores de desenvolvimento económico para fomentar a inclusão social e a inovação.

No âmbito deste projeto, em Castelo Branco, prevê-se criar um centro de acolhimento de peregrinos, e, em Portalegre, será restaurado o espaço cultural Quinta da Saúde.

Em Cáceres, será requalificada a Ermida de São Vito e em Plasencia realizar-se-á a regeneração sustentável do cemitério judaico como recurso turístico.

A associação transfronteiriça, na recente reunião do seu conselho executivo, cuja presidência foi assumida pela cidade espanhola de Cáceres, aprovou ainda um orçamento de 350 mil euros para a realização de atividades conjuntas nas quatro cidades.

Esta verba será utilizada para a realização de atividades conjuntas que têm como objetivo dar maior visibilidade às quatro cidades, através de um plano de ações que abrange diversas áreas, como turismo, desporto, gastronomia, natureza e religião.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img