A American Society of Travel Advisors (ASTA) divulgou uma lista de cerca de duas dezenas de fornecedores que, segundo ela, pagam comissões a horas às agências de viagens, cumprindo assim uma promessa feita na sua Convenção Global em maio.
A Sociedade disse que todos os fornecedores da lista inicial pagam às agências “dentro de 30 dias da data publicada e contratada definida pelo fornecedor para o pagamento final e o pagamento é feito integralmente”.
A lista nomeia as empresas Riverside Cruises; Sea Song Tours; Goway Travel; the Globus Famiy of Brands, o que inclui Globus, Cosmos e Avalon Waterways; e várias companhias de cruzeiros: Azamara; Virgin Voyages; Windstar Cruises; Carnival Corp.; Carnival Cruise Line, Cunard Line, Holland America Line, Princess Cruises and Seabourn; Royal Caribbean Group: Celebrity Cruises e Royal Caribbean International; MSC Cruises e a sua nova empresa Explora Journeys; e a Norwegian Cruise Line Holdings: Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises.
A lista inclui apenas fornecedores que exigem pré-pagamento, disse a ASTA. Outros, como hotéis e rent-a-cars, onde o pagamento final não é feito até a data da viagem, estão excluídos.
“Aplaudimos os nossos parceiros fornecedores que estão comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com a indústria de viagens e em garantir que os agentes de viagens sejam pagos a horas pelo trabalho árduo que realizam”, disse o presidente e CEO da ASTA, Zane Kerby, ao divulgar a lista.
A Sociedade atualizará a lista online e incentivou os fornecedores que aderem ao pagamento pontual de comissões conforme definido, mas que não estão na lista, a entrar em contato para inclusão.
“O cronograma para pagamentos de comissões tem sido um problema para as agências, mas os holofotes brilharam sobre ele durante o auge da pandemia, quando as viagens tinham essencialmente cessado. Os agentes remarcaram as viagens, várias vezes, sem pagamento à vista até que a viagem dos seus clientes fosse concluída, talvez um ou dois anos depois”, recorda a ASTA.
“Alguns fornecedores retêm o pagamento integral das comissões até que a viagem seja concluída”, disse Kerby. “Como os nossos membros muitas vezes trabalham com 12 a 42 meses de antecedência em itinerários de viagem complexos, esta prática cria uma série de problemas para a comunidade de agências que trabalham arduamente e que devem ser resolvidos”.
A ASTA disse que sua lista foi elaborada “para defender as empresas que fazem mais para reconhecer as contribuições da comunidade de agentes de viagens”.
A Sociedade, em particular, destacou a Explora, a empresa de cruzeiros de luxo de propriedade do Grupo MSC, lançada em agosto. Oferece um plano de pagamento contínuo com comissão sobre os fundos de depósito e paga o saldo da comissão no prazo de 21 dias após o recebimento do pagamento final.