Os turistas australianos têm procurado cada vez mais Portugal como destino, com um crescimento de 33% nos últimos cinco anos, de acordo com o documento de estratégia Portugal 2035, em elaboração pelo Ministério da Economia, incluindo o Turismo de Portugal.
Uma fonte governamental portuguesa confirmou à SBS que a Austrália e a Coreia do Sul são prioridades do Turismo de Portugal para a próxima década.
Salienta-se que, em 2023, registaram-se 463 mil acomodações de cidadãos australianos em hotéis e alojamentos de turismo local em Portugal. A maioria destas acomodações trata-se de casais, que, em média, visita o país por uma semana ou mais.
Tanto os visitantes australianos como os sul-coreanos têm preferência por destinos portugueses como Lisboa, Porto, Douro, Coimbra, bem como os Açores e a Madeira.
Para fomentar o turismo australiano em Portugal, está prevista a aposta em ligações aéreas de Sydney e de Melbourne para Lisboa e regresso, indica a SBS. Destaca-se também que a abertura de voos diretos entre Portugal e a Coreia do Sul desencadeou o crescimento do turismo sul-coreano em Portugal.
Em Portugal, a origem do turismo concentra-se sobretudo em dez países, que perfazem 74% dos visitantes. Destes dez países que mais escolhem Portugal, os Estados Unidos, o Brasil e o Canadá são os únicos que não são europeus.
Ainda que o Reino Unido e a Alemanha sejam habitualmente os líderes a nível do número de turistas em Portugal, a maior percentagem de crescimento nos últimos cinco anos vem dos Estados Unidos.
De acordo com a SBS, o Turismo de Portugal confirmou que a Austrália se encontra em 14.º lugar na lista de países emissores de turistas para o país, em número de hóspedes, referente a 2023.
Prevê-se, assim, a criação de uma unidade específica para a promoção do turismo português na Austrália, na Coreia do Sul e também no México, onde o interesse em visitar o país também é significativo, segundo a SBS.






