O Barceló Funchal Oldtown será a segunda unidade da cadeia hoteleira na ilha da Madeira e representa “um dos mais complexos projetos de reabilitação urbana” realizados pelo grupo.
O Barceló Funchal Oldtown, além de oferecer vistas panorâmicas sobre o Oceano Atlântico e a Sé Catedral do Funchal, dispõe de 111 quartos, e conta com uma oferta gastronómica composta pelo restaurante à la carte A Bordadeir, o Noz Café na esplanada exterior, o lobby bar e o rooftop bar B-Heaven. A unidade dispõe, ainda, de uma piscina no rooftop, um solário e três salas de reuniões.
Este foi um dos projetos de reabilitação mais complexos de sempre, de acordo com o grupo Barceló, que conseguiu unificar seis edifícios do século XVII no centro histórico da cidade, mantendo as suas fachadas originais e os seus antigos pavimentos interiores. Localizado na Rua da Alfândega, um dos edifícios do hotel foi sede da fábrica Oliveira Bordados Enmaderienses, enquanto outro pertenceu à família Blandy’s.
Durante o processo de escavação – sob a supervisão de uma equipa de arqueólogos locais – foram encontrados elementos e vestígios importantes dos séculos passados: mil peças de cerâmica do período colonial, restos de uma estrada do século XVI, um raspador de sapateiro do século XVII e moedas do século XVIII. Todos os elementos encontrados nas escavações foram integrados na decoração do hotel.
Nas vigas e na fachada original, manteve-se o uso de pedras naturais e madeiras centenárias. A floresta Laurissilva da Madeira, Património Mundial da UNESCO desde 1999, está representada na conceção e decoração do lobby e receção do hotel.
Com esta nova adição, o Barceló Hotel Group reforça a sua presença na ilha da Madeira, onde já geria o hotel Allegro Madeira, uma unidade de 4 estrelas só para adultos localizada a poucos minutos do centro do Funchal.