O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Aeroportos de Portugal (ANA) anunciaram hoje uma parceria para o desenvolvimento de infraestruturas de baixo carbono em aeroportos nacionais, com um investimento de 136 milhões de euros.
Segundo noticia a Lusa, o BEI e a ANA assinaram um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de euros. No âmbito do projeto, serão implementadas infraestruturas de baixo carbono “em aeroportos localizados no continente e nas ilhas, entre eles os aeroportos de Lisboa e do Porto”, indicam as duas organizações em comunicado conjunto.
O projeto em questão, que será implementado ao longo dos próximos dois anos, “está incluído no quadro de ação climática e sustentabilidade ambiental do BEI e integra o programa de sustentabilidade da ANA, que visa alcançar a neutralidade carbónica nas suas emissões âmbito 1 e 2, até 2030, e apoiar a transição dos seus parceiros”.
Neste sentido, este projeto prevê a implementação de sistemas de fornecimento de energia e ar condicionado aos aviões parqueados, que, ao desligarem os seus motores, permitirão reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes, de acordo com o BEI e a ANA.
Além disto, serão instalados pontos de carregamento elétrico para veículos de assistência, estando também previstas 135 posições de estacionamento para aeronaves e aproximadamente 600 pontos de carregamento. Assim, o BEI e a ANA acreditam que o projeto “revolucionará a paisagem operacional dos aeroportos portugueses”.
Ainda mais, a parceria pressupõe a instalação de sete projetos fotovoltaicos, com uma capacidade de 12,8MWp, nos aeroportos para autoconsumo e que “terão um impacte significativo na redução da sua pegada de carbono”, refere o comunicado.
Esta iniciativa deverá beneficiar do Mecanismo de Infraestrutura para Combustíveis Alternativos para Transportes, no âmbito do setor dos transportes do Mecanismo Interligar a Europa (CET-T-AFIF), denota a Lusa.
O projeto integra a estratégia da ANA para “eletrificar as operações de solo aéreo”, que visa a substituição de veículos com motor de combustão interna e unidades auxiliares de energia de aeronaves por soluções mais sustentáveis.