Este domingo, 20 de abril, a Bensaude Hotels celebrou 90 anos de história no setor hoteleiro. O percurso do grupo começou em 1935, com a abertura do Terra Nostra Garden Hotel, e este aniversário marca o arranque de uma nova fase que, segundo o grupo, está centrada em três pilares estratégicos: excelência, sustentabilidade e hospitalidade.
O Terra Nostra Garden Hotel foi uma criação de Vasco Bensaude e localiza-se no Vale das Furnas, em pleno Parque Terra Nostra. Este espaço tornou-se um ícone do turismo açoriano, impulsionando o desenvolvimento da atividade turística na região.
Na época da sua fundação, os Açores ainda eram pouco acessíveis, com deslocações feitas sobretudo por mar. A construção de um hotel de luxo nas Furnas, em 1935, foi um projeto visionário. A unidade, ainda hoje em funcionamento, alia o charme e a tranquilidade ao ambiente natural envolvente, proporcionando uma experiência imersiva num dos parques botânicos mais reconhecidos do mundo.
Atualmente, a Bensaude Hotels conta com dez unidades hoteleiras distribuídas pelas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e também pela cidade de Lisboa. O grupo está a implementar um plano de renovação das suas infraestruturas e pretende aumentar a presença no território continental.
“Num ano tão significativo como o nosso 90º aniversário, a ambição de expandir a Bensaude Hotels ganha um significado ainda maior. É com a força de nove décadas de experiência que olhamos para o futuro, com o desejo de levar a nossa marca a novos horizontes. Acreditamos que este é o momento certo para explorar oportunidades de crescimento, seja através da consolidação da nossa presença nos Açores, como a explorar o potencial do mercado de Portugal Continental”, afirma Jorge Aguiar, Administrador Executivo da Bensaude Turismo, citado em comunicado.
O grupo sublinha que, ao longo das últimas nove décadas, tem consolidado uma abordagem centrada na “valorização das raízes açorianas, na preservação do património natural e na promoção de uma hospitalidade autêntica”. A empresa acrescenta ainda que “mantém o compromisso com a sustentabilidade e com a criação de impacto positivo nas comunidades onde opera, ao investir na criação de emprego e qualificação das equipas, na incorporação de produtos locais na sua oferta e em medidas de carácter ambiental, como é exemplo o investimento em energias renováveis”.
Para a Bensaude Hotels, esta data simbólica é não só um momento para celebrar o legado da marca, mas também um ponto de partida para uma nova etapa, com ambições de expansão territorial, consolidação da identidade e reforço da sua posição no mercado hoteleiro português”.