Berta Cabral, secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do governo dos Açores, prometeu, na passada terça-feira, dia 26, um aumento de voos para as ilhas do Faial, Pico e Terceira e disse querer um “estudo rigoroso” sobre as ligações interilhas.
“Já pedimos à SATA para fazer uma avaliação das necessidades. Temos autorizado muitos voos interilhas extraordinários, mas é preciso fazer o estudo rigoroso porque, efetivamente, já disse, há o Faial a pedir voos, há o Pico a pedir voos e há a Terceira a pedir voos”, adiantou Berta Cabral.
A governante, que falava durante a discussão do Orçamento dos Açores para 2025, na Assembleia Legislativa, na Horta, considerou que o transporte aéreo na região “merece ser estudado”.
“Estou em condições de dizer que brevemente teremos notícias sobre isso, com o aumento de voos para estas ilhas que eu acabei de falar”, acrescentou.
Antes, na intervenção inicial, Berta Cabral afirmou que o turismo dos Açores está no “seu ponto mais alto de sempre” e reiterou que o investimento público para 2025 tem “o foco prioritário na execução do Plano de Recuperação e Resiliência”.
Nos transportes terrestres, a secretária regional adiantou que o executivo vai dar “continuidade à transição para os novos contratos de prestação de serviço para o transporte coletivo de passageiros”.
“Já temos em vigor os contratos de Santa Maria, São Jorge, Pico, e Flores, concluímos Graciosa e Faial, e no início do próximo ano fecharemos também os processos mais complexos e de maior dimensão relativos a São Miguel e Terceira”, disse.