A rede de agências de viagens Bestravel, em parceria com a Ticketline, lançou uma campanha de incentivo ao consumo de viagens e cultura, dois setores fortemente afetados pela pandemia.
Na iniciativa, que já está em vigor na rede de 50 agências de viagem Bestravel, o cliente é incentivado a comprar e usufruir de um evento da Ticketline na área da cultura entre 19 de Abril a 31 de Maio, permitindo assim apoiar o sector nesta nova fase de retoma. Posteriormente, deve dirigir-se (ou contatar) uma agência Bestravel, que lhe devolve o valor do bilhete apresentado em desconto na reserva de uma viagem.
Nesta campanha estão incluídos os pacotes turísticos ou reservas em hotéis. Adicionalmente, e em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, quem reservar uma viagem para a Madeira, além do desconto do valor do bilhete, vai receber um passe para visitar os museus do Funchal.
“O mote desta campanha foi criado e pensado em jeito de capicua – A ARTE A OLHAR PELO MUNDO, O MUNDO A OLHAR PELA ARTE – fazendo a ligação entre estes dois sectores, que são na sua génese indissociáveis. Sempre contámos com a arte e cultura como incentivo e fonte de inspiração de viagens. Agora a proposta desta iniciativa é inverter, queremos inspirar a que se consuma cultura, através das viagens, deixando um call to action ao consumidor: ´Olhe pela arte e veja o mundo´”, refere a Bestravel.
A apresentação da campanha à imprensa decorreu esta quinta-feira, dia 21 de abril, num evento online com a presença de Carlos Baptista, Administrador da Bestravel, de Luísa Rodrigues, Diretora de Marketing e Comunicação da Ticketline, e de Carla Matadinho, Diretora de Comunicação da Yellow Star Company, em representação dos diferentes sectores envolvidos.
Carlos Baptista explicou que a campanha nasceu por força desta pandemia, considerando ser este o timing certo para o lançamento de uma iniciativa que junta dois setores muito afetados pela pandemia.
“Este confinamento privou-nos do que mais gostamos de fazer, tanto das viagens, como dos espetáculos culturais. Surge no timing correto, em que volta a ser possível estarmos novamente numa sala de espetáculos, nesta segunda fase de desconfinamento. Faria todo o sentido associarmo-nos nesta fase à cultura. São catalisadores do que é a nossa economia como um todo e duas indústrias que caminham de mãos dadas e contribuem para a nossa valorização enquanto ser humano”, referiu o responsável.
A comunicação desta campanha estará presente nos pontos de venda e plataformas digitais da Bestravel assim como nos meios digitais da Ticketline. Como complemento à comunicação, a Bestravel estabeleceu também uma parceria mediática com a RFM – rádio oficial desta campanha – para ações de marca segmentadas e diferenciadoras. Aposta ainda em imprensa digital e física e em figuras públicas ligadas ao sector da arte, enquanto embaixadoras da campanha.
Tem sido uma retoma “intermitente”
A recuperação da atividade das agências tem sido “intermitente”, refere Carlos Baptista. “Sempre que há notícias positivas em relação à pandemia sentimos um aumento de reservas, quando há notícias negativas, há um retrocesso”, No entanto, o responsável da Bestravel sente “uma procura efetiva pelas agências de viagens e já há algumas reservas”. Carlos Baptista considera que, depois deste confinamento, as agências “vão ter um papel bastante diferente”. “Toda a confiança que as agências foram construindo desde o início da pandemia até agora será um ativo que as agências de viagens vão potenciar nesta retoma”.
Apesar de já existirem reservas, 2021 “não será, nem de perto nem de longe, um ano próximo do que foi o ano de 2019”.