Quarta-feira, Novembro 19, 2025
Quarta-feira, Novembro 19, 2025

SIGA-NOS:

Booking.com revela Relatório Global sobre a percepção da IA

-PUB-spot_img

A maioria dos viajantes quer usar Inteligência Artificial para planear viagens, revela o novo Relatório Global de Sentimento em relação à IA da Booking.com.

O estudo, divulgado na passada quarta-feira, dia 23, mostra que 91% dos consumidores em 33 mercados estão entusiasmados com a IA. No entanto, existem diferenças regionais significativas: enquanto alguns abraçam o potencial da IA, outros abordam-na com cautela, sublinhando a necessidade de uma implementação responsável que equilibre as oportunidades com a confiança do consumidor.

O estudo da Booking.com identificou diferentes perfis entre os consumidores globais no que respeita à utilização e perceção da IA. Segundo os dados, 36% dos inquiridos classificam-se como entusiastas da tecnologia, enquanto 13% se posicionam como defensores ativos da sua adoção. Entre os principais benefícios apontados estão a facilidade de vida (69%), a poupança de tempo e esforço (51%), o aumento da produtividade (40%) e o acesso a novas oportunidades de aprendizagem (48%).

Apesar do elevado nível de entusiasmo (91%), o mesmo número de inquiridos refere pelo menos uma preocupação associada à IA. Cerca de 13% mostram-se cautelosos quanto ao seu desenvolvimento e 9% assumem-se como céticos. Um quarto dos participantes (25%) identificam-se como opositores da IA, indicando resistência à sua adoção.

O relatório destaca ainda variações regionais significativas. A América Latina apresenta os níveis mais elevados de entusiasmo (98%) e compreensão sobre o funcionamento da IA (89%). A região Ásia-Pacífico segue com elevada predisposição para integrar a tecnologia no quotidiano — 41% dos inquiridos utilizam a IA para fins educativos ou em transportes. Em contraste, América do Norte, e Europa/Médio Oriente surgem como as regiões mais cautelosas, com 32% e 29% dos inquiridos, respetivamente, a reportar desconfiança nos conteúdos gerados por IA.

A integração da IA no quotidiano já é significativa: 98% dos utilizadores recorrem a pesquisas otimizadas por IA, 86% a recomendações de streaming e 77% interagem com ferramentas de IA generativa. No entanto, a falta de interação humana continua a ser uma preocupação. Apenas 6% referem confiar plenamente na IA, enquanto 42% afirmam verificar sempre os factos e 29% fazem-no ocasionalmente.

No setor do turismo, a IA está a ganhar relevância como ferramenta de apoio ao planeamento e à experiência de viagem. Cerca de 65% dos consumidores acreditam que o planeamento autónomo será comum num futuro próximo. Entre os utilizadores da tecnologia em contexto de viagem (67%), a maioria recorreu à IA para planear ou reservar (98%) ou durante a própria viagem (96%).

As utilizações mais frequentes incluem a pesquisa de destinos e épocas recomendadas (38%), procura de experiências locais (37%) e sugestões de restaurantes (36%). Durante a viagem, a IA é maioritariamente utilizada para tradução (45%), navegação e transporte (40%) e sugestões no destino (44%). No regresso, 38% indicam a edição de fotos como principal utilização.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img