A empresa norte-americana Boom está a abrir caminho para o regresso das aeronaves supersónicas comerciais, após atingir um marco histórico esta terça-feira, dia 28, ao quebrar a barreira do som com o seu primeiro voo de teste.
A aeronave descolou do Centro de Testes Aeroespaciais de Mojave, na Califórnia, e voou durante cerca de 34 minutos. Ao atingir os 34.000 pés, o XB-1 ultrapassou Mach 1, a barreira do som, e o veículo atingiu uma velocidade máxima de Mach 1,12 durante a viagem.
“Hoje é o dia por que esperava há mais de uma década. Deixa-me muito orgulhoso desta equipa e deste país. A América [EUA] é o único lugar onde um grupo relativamente pequeno de pessoas decide fazer algo e simplesmente faz”, sublinhou o CEO da Boom, Blake School, citado pela agência Lusa.
“É tempo de pegar neste pequeno avião feito com tecnologia de jato de passageiros e escalá-lo, é tempo de trazer de volta o voo supersónico para todos nós de forma generalizada. E não vamos parar até que todos possam beneficiar dele, para tornar o mundo num lugar mais pequeno, para aproximar a humanidade”, acrescentou.
De acordo com a notícia da agência Lusa, o XB-1 tem 19 metros de comprimento e está equipado com três motores, cujas entradas de ar “reduzem a velocidade do ar supersónico para velocidades subsónicas, convertendo eficientemente a energia cinética em energia de pressão”.
O Boom promete atingir 2,2 Mach (2.335 quilómetros por hora), o que, por exemplo, que a distância entre Nova Iorque e Londres fosse percorrida em 3 horas e 15 minutos, ou seja, menos 3 horas e 45 minutos do que um voo numa aeronave convencional atualmente.
Espera-se que a aeronave tenha capacidade para 55 passageiros, com o custo dos bilhetes a rondar os 2.500 dólares, equivalente a cerca de 2.400 euros, para esta viagem.
History in the making. On Jan. 28, 2025, XB-1 officially broke the sound barrier.
— Boom Supersonic (@boomaero) January 28, 2025
Flying Mach 1.122 (652 KTAS) at 35,290 ft. over the Mojave Desert, Boom’s supersonic demonstrator jet ushered in a new era of supersonic flight.
Watch the full recorded livestream:… pic.twitter.com/npCl2wYaFV