Já são conhecidas as quatro famílias que vão usufruir da experiência de viver na cidade de Bragança, durante o mês de maio. As inscrições começaram no dia 22 de março e, em apenas oito dias, foram recebidas 1879 candidaturas.
A iniciativa batizada de “Bragança. Liberdade para Recomeçar” é a proposta apresentada pelo Município. Trata-se de uma experiência social a pensar nas pessoas ativas – com possibilidade de desenvolver a sua atividade profissional de forma remota.
Um jornalista, uma assessora de comunicação e um gato, na cidade de Bragança, junto ao Rio Fervença. Uma antropóloga e um produtor audiovisual, com duas filhas, na mítica aldeia transfronteiriça de Rio de Onor. Dois produtores criativos, de vídeo e fotografia, num pombal em Santa Comba de Rossas. Um fotógrafo profissional e uma instrutora de yoga online, acompanhados pela filha, pelo cão e pelo gato, na imponente aldeia de Montesinho. São estas as famílias que vão viver em Bragança durante um mês, em teletrabalho, à procura de “Liberdade para Recomeçar”.
Este projeto piloto inédito, promovido pelo Município de Bragança, irá transformar os participantes em “verdadeiros brigantinos” e dar-lhes a conhecer a qualidade de vida do Nordeste Transmontano, enquanto vivem o seu dia-a-dia em trabalho remoto.
Depois de chegados aos locais selecionados por cada uma das famílias participantes, no passado sábado (1 de maio), o grupo foi recebido esta segunda-feira (dia 3), na Sala de Atos do Município de Bragança, por Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal, e por Miguel Abrunhosa, Vereador das áreas de Promoção Económica e Turismo.
Uma sessão de boas-vindas, onde os intervenientes puderam conhecer, em maior detalhe, as riquezas do concelho e algumas das surpresas que Bragança tem prontas a ser descobertas.
De salientar que foram registadas inscrições de diferentes pontos do mundo, nomeadamente do Brasil, de Espanha, do Reino Unido, da Alemanha, da Polónia, da Rússia, da Noruega, entre muitos outros. De Portugal, das 1576 candidaturas, 43% foram provenientes do Distrito de Lisboa e 22% do Porto.
A média de idades dos candidatos foi de 36 anos, num intervalo compreendido entre os 17 e os 73. Dos candidados, 57% eram solteiros e 33% casados. 34% com filhos.
As áreas de formação e trabalho dos candidatos foram muitas: arquitetura, engenharia, informática, educação, gestão, fotografia, literatura, direito, comunicação, entre outras.
“Bragança. Liberdade para Recomeçar” é uma Small Scale Action incorporada no projeto “Find your Greatness”, o primeiro programa europeu de desenvolvimento da marca estratégica para cidades inteligentes, inserido no Programa de Cooperação URBACT.
O programa “Find your Greatness” reúne os desafios identificados por Alba Iulia (Roménia), a cidade líder deste programa, que inclui sete cidades da União Europeia: Bragança (Portugal), Voru (Estónia), Wroclaw (Polónia), Candelária (Ilhas Canárias), Perugia (Itália), Limerick (Irlanda) e Budafok (Hungria). O objetivo é melhorar a estratégia de marketing territorial das cidades, com recurso à cooperação entre as cidades europeias, definida com base no potencial de cada uma, e criar com sucesso o primeiro programa de construção de estratégia de branding da Europa para cidades inteligentes.