A ETC – European Travel Commission, revelou que em 2022, os lançamentos globais de vacinas ajudarão a Europa a recuperar parte da sua proeminência anterior em termos da importância das viagens de longa distância, embora a recuperação total leve algum tempo.
De acordo com o último Long-Haul Travel Barometer (LHTB), relativo aos primeiros quatro meses de 2022 (janeiro-abril) e todo o ano de 2022 (janeiro-dezembro), a intenção de viagens ao exterior para a Europa começou a melhorar, enquanto as restrições de viagem podem ser vistas como um dos principais fatores que causam hesitação nas viagens.
A LHTB da Comissão Europeia de Viagens (ETC) e da Eurail BV antecipa intenções de viagem de curto prazo em seis mercados no exterior – Brasil, Canadá, China, Japão, Rússia e Estados Unidos a cada quatro meses. “A intenção de viajar é medida por um índice que reflete o sentimento dominante expresso por um mercado, seja ele positivo ou negativo. Valores acima de 100 indicam evolução positiva, enquanto valores abaixo de 100 indicam sentimento negativo em relação às viagens em determinado período ”, explica o comunicado da ETC sobre os resultados da pesquisa.
Os índices de 2022 para viajar para a Europa no Brasil (104) e nos EUA (104) atingem os seus respetivos níveis pré-covid-19, refletindo o desejo de viajar entre os consumidores desses mercados.
Na China, 57% dos entrevistados querem visitar a Europa até o final de 2022. No entanto, o valor fraco do índice (98) indica que, embora o desejo de retornar à Europa seja forte, a hesitação sobre se isso seria possível é ainda mais forte.
Os entrevistados russos estão céticos sobre viajar para a Europa em 2022 (94). Atribuem a maior importância às restrições de viagem totalmente suspensas (45%) e à disponibilidade de atrações e atividades dos destinos (28%) como ativadores de viagens para a Europa. O surgimento da variante ómicron no final de novembro de 2021 pode ter levantado dúvidas sobre se tal viagem sem restrições seria possível em 2022. Os russos, no entanto, são os mais abertos a descontos e promoções (39%), aumentando a possibilidade de planeamento de viagem de última hora.
Enquanto isso, o sentimento de viagem dos japoneses permaneceu fraco, mas relativamente estável entre 2021 e 2022 (99 vs 98).
Intenção de viajar nos primeiros meses de 2022 é menos positiva
Independentemente da melhoria no sentimento para viagens ao exterior em 2022, a situação sanitária e a incerteza penalizam a procura de curto prazo nos primeiros quatro meses do ano.
No entanto, para a maioria dos mercados, a estabilidade ou pequenos aumentos em relação a janeiro-abril de 2021 são visíveis:
Rotas multinacionais atraem americanos e canadenses
O sentimento nos EUA para visitar a Europa melhora ligeiramente de 98 em janeiro-abril de 2021 para 99 em janeiro-abril de 2022. De acordo com os resultados da pesquisa, o interesse dos americanos pelos destinos da Europa do Sul e Ocidental aumenta, juntamente com o desejo de visitar áreas metropolitanas e parques nacionais. A Europa é percebida como o destino perfeito para viagens ferroviárias e rodoviárias de vários países.
Da mesma forma, os canadenses adoram a possibilidade de visitar vários destinos na Europa e a variedade de ciclovias da região. As viagens ferroviárias e rodoviárias também ajudam a aumentar o sentimento de quem visita a Europa. Mais da metade dos entrevistados canadenses partilhavam o interesse em visitar as áreas metropolitanas europeias, com França, Itália, Reino Unido e Alemanha no topo de sua lista de destinos desejados.
Viajantes brasileiros classificam os custos de viagem como um impedimento para viajar
No Brasil, o índice para viajar para a Europa em janeiro-abril de 2022 é de 95 (vs 94 em 2021), com 20% dos entrevistados destacando os altos custos de viagem como um impedimento para viajar. No entanto, a reputação online da Europa, refletida nas conversas e publicações nas sociais sociais brasileiras, permaneceu positiva e acima da média de longa distância, apesar da nova variante Ómicron.
Para a sua próxima viagem à Europa, os brasileiros estão mais ansiosos por visitar cidades europeias (51%), embora muitos (49%) não limitem suas férias a apenas um tipo de experiência. As experiências gastronómicas e vínicas também atraem os viajantes deste mercado.
Russos preocupados com qualidade e custo das experiências turísticas disponíveis
Os russos estão céticos sobre viajar para a Europa em janeiro-abril de 2022 (índice 92). Os inquiridos neste mercado colocam uma grande ênfase nos custos de viagem (18%), oferta turística limitada (13%) e viagens não permitidas (12%). Enquanto isso, as preocupações com o Covid-19 são declaradas apenas como uma barreira para viajar por 25% dos entrevistados russos, significativamente abaixo da média de 42% em todos os mercados.
Cidades e resorts de praia em climas mais amenos atraem russos para a Europa no início de 2022, com destinos do Leste Europeu eleitos como mais económicos para os viajantes russos.
Sentimento de viagem chinês em baixa recorde para o período de janeiro a abril
O índice de sentimento para viajar para a Europa está no seu nível mais baixo (94) no primeiro trimestre do ano, com 63% dos entrevistados citando o Covid-19 como principal preocupação. Os custos de viagem são destacados apenas por 2% dos entrevistados, sugerindo a falta de uma barreira económica para viajar.
Enquanto a Europa Ocidental continua a ser a primeira escolha dos viajantes chineses, a curiosidade em visitar destinos do Leste Europeu aumentou significativamente em relação ao ano passado. A gastronomia europeia e as oportunidades de observação da vida selvagem são dois fatores-chave para os viajantes chineses. No entanto, os resorts costeiros e de praia viram um declínio no interesse deste mercado.
Japão continua avesso ao risco
No Japão, o sentimento por visitar a Europa (97) é muito maior do que para viagens de longa distância em geral (54), possivelmente devido ao fato de a Europa ser vista como um destino de luxo. No entanto, apenas 15% de todos os japoneses pesquisados partilharam planos de visitar a Europa nos próximos meses, eliminando completamente qualquer esperança de recuperação da demanda desse mercado, pelo menos no curto prazo. Em comparação com outros mercados, onde atualmente o principal impedimento de viagens é a pandemia de covid-19, no Japão, uma parte maior dos entrevistados (44%) partilhou que simplesmente não planeava viajar em janeiro-abril de 2022.