O Brasil Origem Week vai realizar-se pela primeira vez em Lisboa, no Pátio da Galé, na Praça do Comércio, de 11 a 14 de setembro. O evento tem como objetivo promover a cultura, gastronomia, turismo e negócios do país.
Após duas edições no Porto, além de passagens por Bruxelas, Paris, Salvador e Brasília, o Brasil Origem Week chega a Portugal com uma programação variada, com entrada livre. A iniciativa contará com uma feira de produtos de origem, rodada internacional de negócios, exposições, showcooking, fóruns temáticos e experiências imersivas.
“Lisboa tem uma forte ligação afetiva e histórica com o Brasil e, por isso, era natural que o evento chegasse à capital. A ideia é criar pontes reais entre os dois países, valorizando as origens, a autenticidade dos produtos e o potencial criativo e empreendedor dos brasileiros. É um encontro que vai além da vitrine. É sobre construir oportunidades”, afirma Marco Lessa, responsável do Brasil Origem Week e criador do Chocolat Festival.
Ao longo dos quatro dias, o público poderá conhecer a cultura brasileira em diferentes formatos. A programação inclui um bar com caipirinha e música ao vivo, exposições de fotografia e de arte – como a exposição “Capas que Cantam o Brasil”, do fotógrafo Daryan Dornelles, e “Olhares da Amazônia”, de Edina Costa –, além do espaço Showcooking, que reunirá chefs que irão preparar pratos da gastronomia brasileira, como acarajé, quindim, baião de dois e pato com tucupi.
O Brasil Origem Week promoverá também fóruns de negócios e turismo, que visam reforçar “o papel estratégico do evento como plataforma de internacionalização”, lê-se na nota de imprensa. Painéis com temáticas como “Brasil: um país, muitos destinos” e “Portugal e Brasil no Mapa da Cooperação Turística” vão debater estratégias para posicionar os destinos brasileiros a nível global.
Além disto, a rodada de negócios irá reunir empreendedores e investidores, promovendo parcerias e expansão no mercado europeu. Já o Fórum Mulher vai debater liderança, internacionalização e redes de apoio no que diz respeito a negócios geridos por mulheres.
Haverá ainda um desfile de moda “Cores e Tons do Brasil” e workshops sobre inovação, gastronomia, redes sociais e exportação, bem como um dia dedicado ao “Café com Negócios”, espaço para troca de ideias e networking.
De acordo com a organização, “a expectativa é reunir um público diversificado, formado por profissionais de diferentes setores, entusiastas da cultura brasileira e consumidores interessados em produtos autênticos, sustentáveis e criativos”.





