Segunda-feira, Abril 15, 2024
Segunda-feira, Abril 15, 2024

SIGA-NOS:

Bruxelas espera reciprocidade na UE após Londres retirar quarentena a vacinados

A Comissão Europeia defendeu esta quinta-feira, dia 29, a reciprocidade na União Europeia (UE), após o anúncio britânico de eliminação da quarentena apenas para viajantes europeus totalmente vacinados, lembrando que as restrições às viagens são decididas por cada Estado-membro.

“Quando se trata de países onde nem todas as restrições de viagem foram levantadas, mas em que apenas viajantes vacinados ou considerados essenciais são autorizados a entrar, os Estados-membros devem ter em conta, caso a caso, os instrumentos de reciprocidade da UE como um todo”, declarou o porta-voz dos Assuntos Internos da Comissão Europeia, Jahnz Adalbert.

Questionado na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, sobre o anúncio feito na quarta-feira, dia 28, pelo governo britânico, o responsável indicou que a UE “toma nota da decisão do Reino Unido e está a acompanhar a situação”.

“A questão da reciprocidade é um elemento importante da nossa política geral no que diz respeito às restrições de viagem, como estabelecido pela recomendação do Conselho”, acrescentou Jahnz Adalbert, frisando que “cabe aos Estados-membros decidir como o aplicam”, isto é, quais as medidas restritivas que adotam sobre deslocações no quadro da pandemia de covid-19.

O Reino Unido anunciou na quarta-feira, dia 28, que vai eliminar, a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, a quarentena imposta até agora aos viajantes oriundos da UE e dos Estados Unidos que tenham a vacinação completa nos países de origem.

A mudança significará que qualquer cidadão de um país totalmente vacinado da UE ou dos Estados Unidos poderá entrar no Reino Unido sem se isolar, seja para turismo, negócios, visita à família ou participação em eventos desportivos.

No entanto, a quarentena ainda terá de ser feita ao chegar de um território da lista “amarelo +”, como França, ou no vermelho, como vários países da América Latina.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img