A marca “Destino – Portugal Sustentável”, que pode agora ser utilizada pelos municípios certificados, foi oficialmente apresentada na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Esta iniciativa visa reafirmar “o compromisso nacional com um turismo mais responsável e alinhado com as boas práticas de sustentabilidade”.
A marca “Destino – Portugal Sustentável” tem como objetivo consolidar o país como um “destino de referência mundial em sustentabilidade”. Com a coordenação e consultoria da Th1nk, esta iniciativa pretende sensibilizar e mobilizar os diversos agentes do setor para a adoção de boas práticas ambientais, sociais e económicas.
Além da apresentação desta marca, foi realizada a cerimónia de entrega dos certificados Green Destinations a vários municípios, “reconhecendo os seus esforços no desenvolvimento de um turismo mais sustentável”, lê-se no comunicado divulgado à imprensa.
Durante o evento, foram entregues os certificados Green Destinations aos municípios de Castro Daire, Celorico de Basto, Loulé, Montalegre, Ponte de Lima e Sintra. “Estes destinos foram reconhecidos pelo seu empenho na implementação de políticas e ações que promovem um turismo equilibrado, sustentável e responsável”, sublinha a mesma nota.
O evento decorreu no espaço do Turismo do Porto e Norte e contou com a presença do presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e do presidente do Turismo do Algarve, André Gomes. O evento reuniu também representantes dos 21 municípios certificados ou em processo de certificação.
“O reconhecimento dos municípios certificados reflete o trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas na construção de um turismo mais responsável, evidenciando o potencial de Portugal como um destino sustentável de excelência”, conclui o comunicado.