Lídia Monteiro, administradora do Turismo de Portugal, afirmou na passada terça-feira, dia 3, que “cada vez mais temos de transformar os nossos produtos em marcas, para ter maior rentabilidade, acrescentar mais valor e vender mais caro”.
A responsável falava na 11º edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorre em Anadia, entre os dias 2 e 4 de junho.
“Se nós continuarmos a estruturar o produto do ponto de vista do território, transformarmos aquilo que é a oferta existente em algo que possa ser comercializado e, a esses produtos, acrescentarmos histórias e um conjunto de valores e de propósitos associados, transformando-os em marcas, seremos seguramente um destino turístico mais competitivo”, defendeu a responsável.
Lídia Monteiro acredita que, no fundo, é tornar aquilo que é diferenciador em algo relevante para as pessoas, fazendo a diferença. “Portugal tem hoje uma grande notoriedade internacional, assente num conjunto de experiências que o país tem para oferecer”, salientou, referindo que há efetivamente um bom alinhamento entre aquilo que são os interesses e as expectativas das pessoas e as experiências que podem ter no país.
Lídia Monteiro garante que Portugal já não é apenas conhecido com um destino de sol e praia. “Nós temos vindo a desenvolver um conjunto de produtos associados à paisagem, à natureza e a tudo o que seja património cultural – um dos aspetos basilares da oferta turística nacional. Não há turismo sem cultura e a cultura expressa-se de muitas maneiras, ligando-se, de alguma forma, às nossas tradições.”






