O porto de Cannes, em França, vai limitar o acesso de navios de cruzeiro a partir de janeiro de 2026, proibindo a entrada de navios com mais de mil passageiros.
A nova lei limitará o tamanho das embarcações e os desembarques diários para reduzir a massificação e a poluição.
A cidade quer atrair navios de cruzeiros “menos numerosos, mais pequenos, menos poluentes e mais estéticos”, de acordo com os vereadores – que votaram a favor de novas regras aos navios de cruzeiros a partir do próximo ano.
Isto significa que apenas os navios com menos de mil passageiros serão autorizados a entrar no porto, com um máximo diário de 6 mil a desembarcar por dia. Os navios maiores deverão transferir os passageiros para barcos mais pequenos para entrar em Cannes.
De acordo com a Euronews Travel, os operadores já reagiram a esta nova medida, considerando que estas restrições “podem ser prejudiciais para as restantes cidades, assim como para os passageiros”.



