“Cidade APAVT” é o tema escolhido para o congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que acontecerá em Huelva, Andaluzia, Espanha, de 24 a 26 de outubro de 2024.
Huelva, situada no coração da Andaluzia, foi escolhida não apenas pela sua infraestrutura, mas também pela experiência abrangente que oferece. O evento será realizado em locais que proporcionam uma experiência completa, incluindo espaços para painéis técnicos e áreas dedicadas à interação entre participantes e empresas parceiras. Um dos destaques será o trade show, que contará com a presença de diversas organizações do turismo regional.
Segundo a associação, o conceito “Cidade APAVT” foi “cuidadosamente escolhido” para representar a “união, diversidade e colaboração” entre os diversos atores do setor, inspirando-se em dois pilares principais:
- Em primeiro lugar a APAVT como uma “Cidade”: O congresso visa reforçar a visão da APAVT como uma “cidade”, uma comunidade diversa de associados de diferentes dimensões e áreas de atuação. Juntos, os associados formam uma entidade robusta, onde a troca de ideias, a crítica construtiva e a colaboração são essenciais para direcionar o setor e definir seus representantes.
- Em segundo, o Turismo como uma “Cidade Maior”: Explorando a cadeia de valor do turismo, o congresso destacará que, apesar das diferentes áreas e desafios enfrentados, o setor compartilha um objetivo comum: promover o desenvolvimento sustentável do turismo em Portugal. Este tema sublinha que, seja na Distribuição, no Turismo ou na Sociedade em geral, há mais que nos une do que nos separa.
A APAVT sublinha que o local de realização do congresso, o “Centro Colon” em Huelva, vai além de um simples centro de congressos, funcionando como uma mini-cidade durante o evento. Além dos painéis técnicos, o espaço acolherá almoços e interações com empresas e parceiros do trade show, incluindo aquelas que operam na Andaluzia.
Com o tema “Cidade APAVT”, a associação pretende destacar a importância da cooperação. “Não estamos sozinhos no Turismo nem no mundo. É essencial considerar o bem-estar coletivo e, ao mesmo tempo, gerir as consequências do crescimento da atividade turística, integrando todos”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT. “O tema do congresso de Huelva, consciente da diversidade que caracteriza o Turismo em geral e o setor da Distribuição em particular, nos lembra que estamos todos na mesma cidade. Na Distribuição, no Turismo e na Sociedade, o que nos une é muito mais do que o que nos separa. Devemos lembrar que, apesar das competições, é fundamental focar no bem-estar geral e tentar atrair todos para que possamos avançar juntos”, acrescenta.
São esperados mais de seiscentos profissionais do setor de Turismo no congresso da APAVT.